Edit Template

Primeiro foguetão lançado em Santa Maria será em Setembro

O sul da ilha de Santa Maria, na zona da Malbusca, foi o local escolhido para o lançamento do primeiro foguetão, cuja equipa responsável é composta por estudantes do Instituto Superior Técnico e o primeiro voo acontecerá em Setembro.
O primeiro teste estava agendado para Julho, mas um atraso na produção de certos equipamentos adiou o primeiro lançamento para a primeira semana de Setembro.
Este novo centro de lançamentos será o ponto de partida para os primeiros voos suborbitais em território português.
O recinto conta com cerca de seis mil metros quadrados, com uma zona de lançamento, uma área para manobras de veículos e espaço para todos os contentores com material a utilizar.
Foi uma equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa que construiu o foguetão que, no próximo mês, irá atingir os dez quilómetros de altitude, explica o jornal Público.
Esta missão, a que deram o nome de Gama, servirá como primeiro teste para o novo centro de lançamentos espaciais.
A equipa de estudantes do Instituto Superior Público, a RED (Rocket Experiment Division), participa normalmente num concurso europeu de lançamento de foguetões universitários com lançamentos até três quilómetros de altitude.
O teste que foi agora adiado pretende fazer um lançamento de 10 quilómetros, um desafio para a equipa do Instituto Superior Técnico.
No entanto, espera-se que até 2025 já seja possível realizar lançamentos suborbitais, voos que costumam ser usados para testar aeronaves para futuros voos orbitais e que atingem uma altitude superior a 100 km.
O novo centro de lançamentos está, agora, a aguardar pela emissão dos licenciamentos que lhe permitirão ter actividades espaciais, explicou Bruno Carvalho, responsável do ASC, um consórcio entre a consultora Ilex Space e a empresa de construção aeronáutica e aeroespacial Optimal (ambas portuguesas).
O consórcio ASC prevê fazer dois lançamentos suborbitais, com dois fabricantes diferentes, em 2025.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA reforça voos na Páscoa e 25 de Abril
Pouco mais de 500 milhões de euros - Estrangeiros investem pouco nos Açores
Empresários de S. Miguel e Santa Maria criticam modelo de transporte marítimo
Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética
Pesca em Fevereiro cai para quase metade das capturas do ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores