A terceira edição de LAVADIAS, o festival de cinema ao ar livre, volta ao Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico. Três noites com documentários, animação e acção, obras da sétima arte, exibidas de 13 a 15 de Agosto às 21h30.
A primeira noite, dedicada ao documentário, apresenta duas estreias, na temática do festival: água, mares e oceanos. “Entre o Mar e a Ilha” é a curta do faialense José Rodrigo Freitas, enquanto Nuno Sá volta ao festival, desta vez com “Lajes Terra de Gigantes”.
A noite antes do feriado é dedicada a toda a família com o grande filme de animação “A Arca de Noé – A Aventura”, uma co-produção Brasil e Índia com vozes portuguesas. Vini e Tom são dois ratos boémios inspirados em Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Depois de, acidentalmente, testemunhar o momento em que Deus confia a Noé a tarefa de acolher apenas um casal de cada espécie para a sua arca, os dois amigos encontram uma maneira de embarcar juntos nesta aventura. No meio do caos, do dilúvio e dos caprichos de um leão ganancioso, o filme revela-se uma divertida fábula política, onde a Música e a Poesia são o contraponto da crueldade e da tirania dos animais dominantes.
A encerrar o festival, acção no meio do Oceano Pacífico é o que o cineasta Claudio Fah nos oferece em “No Way Up – Sem Saída”. O filme marca seu território no cenário de thriller de sobrevivência com intensidade e efeitos visuais impactantes.
LAVADIAS é um projecto MiratecArts em parceria com o município das Lajes do Pico. A entrada é livre e incentiva-se o público a trazer mantas, almofadas e colchas para o recinto e apreciar as noites de cinema com as estrelas.