O grupo parlamentar do PS denunciou, ontem, o “estado lastimável” da estrada de acesso à Lagoa do Congro, em Vila Franca do Campo, um dos “maiores atractivos da ilha de São Miguel”.
Flávio Pacheco denunciou, ainda, que também a “continuidade de acessos que liga Vila Franca do Campo à Freguesia da Maia se encontra num estado deplorável e negligente”, apresentando provas fotográficas, num requerimento do PS ao Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM, entregue no parlamento dos Açores.
“O que verificamos é a evidência da falta de investimento e desleixo, por parte do Governo Regional, nestas infra-estruturas básicas. Esta situação não é apenas um inconveniente para os visitantes, mas também para os residentes que utilizam aquelas vias, deslocando-se em veículos, com animais ou mesmo a pé”, sublinhou o parlamentar socialista.
Flávio Pacheco realçou que, nos últimos anos, o tráfego rodoviário nesta estrada regional tem “aumentado de forma significativa”, embora “não estejam a ser asseguradas as devidas condições de segurança”.
O deputado do PS/Açores recordou as “recentes críticas da Câmara de Comercio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD)”, que realçou, justamente, a “falta de investimentos em estradas e vias relevantes para os turistas e os locais”, chegando mesmo a afirmar que “os responsáveis não estão a fazer o suficiente para resolver uma situação, que é atualmente degradante, para os residentes e para quem nos visita”.
No requerimento, os socialistas questionam o Governo da coligação sobre que trabalhos estão previstos realizar nesta estrada, qual a concertação que tem sido feita com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e qual o valor do investimento previsto para a requalificação desta estrada regional.
“Considerando a importância da Lagoa do Congro para a identidade cultural, turística, ambiental e histórica de Vila Franca do Campo, de São Miguel e dos Açores, mas também considerando a importância que estas vias têm também para o trânsito local, a Agricultura e os turistas, é imperativo que o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM acabe com este desleixo, que requalifique esta estrada, repondo condições dignas para quem nela circula”, finalizou o deputado do PS, Flávio Pacheco.