Edit Template

PS acusa Governo de penalizar os jovens

O deputado socialista Russell Sousa realçou, ontem, que o pacote “+ Jovem”, criado recentemente pelo Governo de coligação PSD/CDS/PPM com o objetivo de atrair e reter talento jovem nos Açores, terá “o efeito precisamente contrário”, uma vez que “penaliza duplamente e coloca entraves ao desenvolvimento de uma carreira profissional dos jovens açorianos”.
O deputado socialista, que é também Presidente da JS/Açores, sublinhou que, de acordo com uma portaria publicada pelo Governo em final de julho, um jovem que seja despedido sem justa causa pelo seu empregador “terá de devolver o apoio recebido até então”, o que “compromete a estabilidade dos jovens açorianos” e é, na prática, uma “dupla penalização para quem está a iniciar a sua vida profissional”.
Russell Sousa frisou que a legislação criada pelo Governo é “negligente” quanto aos alegados motivos para o despedimento de um jovem, uma vez que caso este seja “despedido sem justa causa, o empregador não necessita dar qualquer razão para o seu despedimento”.
O parlamentar do PS/Açores destacou que o pacote “+ Jovem, Valorização Salarial” é “contraproducente e ineficaz” e “desconsidera as realidades do mercado de trabalho açoriano”, criando “um ambiente de incerteza e risco financeiro” em vez de “um apoio mais flexível e adaptável às condições dos jovens trabalhadores”.
“Os jovens, muitas vezes precários ou em regime de estágio, estão sujeitos a variações no seu percurso profissional. Penalizações por incumprimentos que não estão sob o seu controlo direto coloca-os numa posição de desvantagem significativa”, vincou.
Para Russell Sousa, o Governo Regional do PSD/CDS/PPM “não teve o cuidado suficiente ao desenhar este programa”, questionando “quais são os critérios específicos utilizados para determinar a restituição parcial ou total do apoio? Como pretende o Governo fixar jovens quando impõe penalizações que obrigam à devolução de apoios em caso de despedimento?” e “que entidades foram auscultadas no desenho deste programa?”.
“A restituição de apoios não deveria ocorrer apenas se o fim do vínculo laboral fosse requerido pelo próprio trabalhador?”, questionou.
“É imperativo reformular este diploma. Precisamos de um sistema que efetivamente apoie o desenvolvimento profissional e económico dos jovens Açorianos, não que os penalize. Os jovens açorianos devem ser recompensados pelo prosseguimento de estudos superiores, devem ser valorizados do ponto de vista salarial, de forma a escolherem exercer a sua atividade profissional na sua ilha e na sua Região. Foi por isso mesmo que o PS submeteu um requerimento a questionar o Governo sobre todas estas questões”, finalizou o deputado socialista, Russell Sousa.

Edit Template
Notícias Recentes
Francisco César denuncia apoio do Chega às tarifas dos EUA que afectam os produtos açorianos
Câmara Municipal de Ponta Delgada aprova voto de pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco
Comissão Nacional de Eleições recomenda ao Governo açoriano que retire publicidade institucional da sua visita à ilha do Pico
Hospital CUF Açores anuncia reforço da aposta no tratamento do cancro da mama
Preços das casas nos Açores sobem em menor percentagem
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores