Edit Template

PSD destaca taxa de desemprego na região abaixo da média nacional

O presidente dos Trabalhadores Social Democratas dos Açores (TSD), Joaquim Machado, destacou a taxa de desemprego na Região que se situa abaixo da média nacional, no segundo trimestre de 2024, “a mais baixa dos últimos 16 anos”.
“É preciso recuar a Setembro de 2008 para encontrar um valor abaixo dos 5,5% agora verificados”, apontou, com base nos dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Esta é, portanto, uma boa notícia que comprova a boa eficácia das políticas de emprego levadas a cabo pelo Governo Regional do PSD, CDS-PP e PPM”, frisou Joaquim Machado.
Para o presidente dos TSD/Açores, “a redução do desemprego em 1,2 pontos percentuais face ao trimestre homólogo e igual decréscimo relativamente ao trimestre anterior, atestam o bom desempenho da economia açoriana, mormente quanto à criação de postos de trabalho”.
O dirigente-social-democrata salientou que “a actividade económica cresce há 37 meses consecutivos, igual evolução se verifica há 39 meses quanto ao consumo privado”, realçando “ainda o facto de a estimativa do desemprego de 5,5% ser significativamente inferior à média do país, que foi de 6,1%”.
A par disso, refere Joaquim Machado, “a população empregada ascende a quase 118 mil trabalhadores, um aumento de 4% face ao mesmo trimestre de 2023”.
Para o presidente dos TSD/Açores, “além da redução do desemprego e do aumento do número de açorianos empregados, a progressiva diminuição da precariedade é outra nota positiva resultante da governação do Governo da Coligação”.
O dirigente entende que o programa “Contratar Estável” – o qual atribui apoio à criação de novos postos de trabalho, mediante a celebração de contrato de trabalho por tempo indeterminado e a tempo completo-, contribuiu para os resultados.
Por fim, salientou “o facto de o número de trabalhadores desempregados integrados em programas ocupacionais (1.864) só ter paralelo com o que se verificava anteriormente a 2013”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores