Edit Template

Governo dos Açores congratula-se com Grupo de Trabalho para anel inter-ilhas

O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, congratula-se com a publicação, ontem, em Diário da República, do Despacho n.º 9169/2024 que cria o Grupo de Projecto Anel Interilhas e que terá a missão de estudar e analisar a solução técnica e financeira mais adequada para a substituição dos cabos submarinos inter-ilhas (ver notícia na página 2 desta edição).
A criação deste grupo de trabalho surge na sequência do alerta do Vice-presidente do Governo Regional, realizado em recente visita à delegação da ANACOM nos Açores, onde sublinhou a urgência em ter um novo cabo submarino inter-ilhas em funcionamento.
Na altura, Artur Lima referiu o seguinte: “é muito importante o novo cabo submarino interilhas. É muito urgente que seja feito. Por isso, já enviei ao senhor Ministro das Infraestruturas uma carta a solicitar a criação de um grupo de trabalho conjunto, com a ANACOM, os Governos da República e Governo Regional, para com darmos início a esse processo. É urgentíssimo o anel interilhas e, sobretudo, o seu financiamento”.
Recorde-se que, em maio deste ano, Artur Lima, já tinha dirigido uma carta ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a solicitar a criação deste grupo, tendo realçado na ocasião que “este é um assunto prioritário para o Governo dos Açores em matéria de comunicações e muito relevante para catapultar o desenvolvimento regional para novos patamares”.
Em reacção ao despacho agora publicado, o Vice-presidente do Governo manifestou muita satisfação e enalteceu a decisão do Governo da República por considerá-la fundamental para a coesão social e desenvolvimento económico na Região.
“Os actuais cabos submarinos já ultrapassaram o seu período de vida. É essencial manter a conectividade digital entre ilhas e das ilhas com o continente e, assim, garantir a continuidade do fluxo de dados, informação, acesso à internet e comunicações, pelo que a substituição destes cabos é urgente”, afirmou.
“O Governo dos Açores fica igualmente satisfeito com o prazo estabelecido para as conclusões dos trabalhos deste Grupo de Projeto até 31 de Outubro de 2024, o que assegura que este processo está a ser tratado com o cuidado e com a celeridade que merece”, reconheceu.
Conforme consta no despacho, o Governo Regional dos Açores indicará um representante para o Grupo de Projecto, que será presidido pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).

Edit Template
Notícias Recentes
Piedade Lalanda substitui Gualter Furtado à frente do CESA
Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral lamenta que Fundo de Solidariedade não tenha sido activado no incêndio do HDES
Concurso para fornecimento de fuelóleo à EDA ficou deserto e governo faz correcção a pedido das empresas
“El País” publica reportagem elogiosa sobre S. Miguel
Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui meio milhão de euros a IPSS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores