Edit Template

11 mil açorianos esperam por uma cirurgia

Quase 11 mil açorianos (10.921) aguardavam, em Junho de 2024, por uma cirurgia nos três hospitais do arquipélago, segundo o boletim mensal do SIGICA — sistema integrado de gestão das listas de espera cirúrgicas dos Açores, publicado pelo Governo Regional.
De acordo com o boletim, o número de utentes a aguardar por uma intervenção nos hospitais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e da Horta aumentou em relação ao mês de Maio, mais 178 pacientes, o equivalente a 1,7%, embora tenham ocorrido em Junho 647 cirurgias, mais 42 (6,9%) do que no mês anterior.

Menos intervenções
cirúrgicas devido ao incêndio
no HDES

Os dados agora divulgados pelo executivo de coligação PSD/CDS-PP/ PPM) demonstram, no entanto, que há uma diminuição do número de intervenções cirúrgicas nos Açores, quando comparadas com o mês de Junho do ano passado, menos 117 cirurgias, ou seja, uma redução de 15,3%.
No mês anterior, em 4 de Maio, um incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, obrigou a encerrar provisoriamente a maior unidade de saúde dos Açores, levando ao cancelamento de inúmeras consultas, tratamentos e actos cirúrgicos.

Doentes à espera
há 8 anos

Os dados agora publicados pelo Executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, são considerados “provisórios”, porque os próprios registos das cirurgias terão sido afectados pelo incêndio no HDES.
Em resposta a um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa dos Açores, pelos deputados do PS, o Governo Regional revela também que há pacientes a aguardar por uma intervenção cirúrgica, nas especialidades de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e de Oftalmologia, há mais de oito anos (2016), em Ponta Delgada.

Edit Template
Notícias Recentes
Há um filho de família açoriana que foi desalojado pelo incêndio em Los Angeles
Hospital Modular pronto no final de Janeiro
Sete municípios dos Açores candidatam-se a Cidade Europeia do Vinho
Açores e Madeira registam melhoria no saldo orçamental, segundo o Conselho de Finanças
Paulo Teixeira investe em armazém com mais de 250 mil garrafas de vinhos em S. Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores