Edit Template

Açores vão receber no próximo ano missão oceanográfica dedicada às Áreas Marinhas Protegidas

O navio de investigação Mário Ruivo chegou a Lisboa, dando por concluída com sucesso a primeira missão oceanográfica dedicada à recolha de informação na sub-região marinha da Madeira, que se enquadra no projecto Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas.
A missão contou com uma equipa multidisciplinar de investigadores, de todos os laboratórios associados nacionais dedicados à área do Mar e de diversos centros de estudos e de ensino.
Está em planeamento a segunda fase da campanha, prevista para o primeiro semestre de 2025 na sub-região marinha dos Açores.
Este projecto enquadra-se no compromisso nacional de estabelecer uma rede de áreas marinhas protegidas que representem 30% do espaço marítimo nacional, até 2030.
Nesta primeira fase, o navio recolheu informações para caracterizar a biodiversidade e os habitats nos montes submarinos do Complexo Geológico Madeira-Tore e montes submarinos adjacentes (sub Ampère, Coral Patch e monte Gorringe). O objectivo é constituir uma base científica de suporte ao planeamento e à gestão das áreas classificadas atuais e futuras.
O navio do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera partiu de Lisboa a 30 de Julho, fez escala no Funchal, Madeira, a 6 de Agosto e regressou a Lisboa.
A bordo do navio esteve uma equipa multidisciplinar de investigadores. Além dos profissionais do IPMA, a missão contou com especialistas de todos os laboratórios associados portugueses da área do Mar, nomeadamente do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade de Porto (CIIMAR), do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (CESAM), do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), com 8 polos de ensino superior (Coimbra, Leiria, Lisboa, Évora e Madeira).
Colaboram ainda neste projecto a Direcção Regional da Política do Mar da Madeira e a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação da Madeira.
A segunda fase da campanha “Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas” está prevista para o primeiro semestre de 2025 e decorrerá na sub-região marinha dos Açores.
O projecto conta com um financiamento de 2,5 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Azul, gerido pela Secretaria-Geral da Economia.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores