Os deputados do PS eleitos por Santa Maria, João Vasco Costa e Joana Pombo Tavares, criticaram, ontem, a “apatia do Governo Regional perante as falhas evidentes do transporte marítimo de mercadorias de e para a ilha de Santa Maria”.
Os socialistas realçaram que o Governo Regional, da coligação PSD/CDS/PPM, “tem de fazer mais, tem de tomar acção, tem de governar e não procrastinar nem fazer visitas de circunstância, que em nada melhoram a qualidade de vida dos marienses e dos açorianos”.
No centro da crítica está a situação decorrida esta semana e denunciada pela Associação Agrícola de Santa Maria, em que uma mudança de escala imprevista pelo operador provocou um “prejuízo superior a 10 mil euros” em meloa de Santa Maria, que tinha como destino Ponta Delgada, mas que foi parar ao Pico.
“No passado dia 7 de Agosto, um contentor de 40 pés carregado com meloa de Santa Maria seguiu de Vila do Porto para Ponta Delgada, para ser entregue a clientes em São Miguel. Acontece que a transportadora marítima decidiu alterar, sem aviso prévio, a escala em Ponta Delgada, tendo o navio rumado à ilha do Pico. Assim, meloa que devia ter sido entregue em Ponta Delgada no dia 8, só foi entregue no dia 12. Para além disso, a meloa prevista para vender esta semana ficou sem venda, com avultados prejuízos”, explicou João Vasco Costa.
O parlamentar socialista recordou que já no final de Julho, uma outra alteração de última hora nos transportes marítimos fez com que o navio que tinha como destino Lisboa fosse parar a Leixões, atrasando a entrega de meloa.
João Vasco Costa lembrou que o PS “tem sido uma voz activa nesta luta”, denunciando, desde a primeira hora, “todas as ineficiências e falhas do sistema de transporte marítimo de mercadorias relacionadas com a ilha de Santa Maria”.
Por seu lado, Joana Pombo Tavares recordou que o Governo Regional “encomendou prontamente um estudo de transporte marítimo de mercadorias nos Açores”, mas sublinhou que desde então o Governo Regional “nada fez” e que os resultados desse estudo “tardam em aparecer”.
“O Governo Regional tenta passar de fininho, tenta assobiar para o lado, mas se não tivesse responsabilidades nesta matéria não tinha encomendado um estudo. Mas é o Governo Regional, ao obrigo das obrigações de serviço público, que deve assegurar que é prestado um bom serviço aos Marienses e a todos os Açorianos. E não o está a fazer”, finalizou o deputado do PS eleito pela ilha de Santa Maria, João Vasco Costa.