Edit Template

José Manuel Bolieiro destaca potencial da juventude no alcance de um futuro de sucesso

O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, destacou que “confia nos jovens dos Açores e acredita no potencial da juventude açoriana para ganhar o futuro do sucesso na Região”.
José Manuel Bolieiro falava na conferência de imprensa da apresentação do programa da XI Edição da Universidade de Verão da JSD/Açores, na sede do partido, em Ponta Delgada. A formação terá lugar no Teatro Micaelense de 29 de Agosto a 31 de Setembro.
Em declarações aos jornalistas, salientou acreditar “na capacidade da Juventude Social Democrata de promover estratégias políticas de futuro, assim como de prever, antecipar e propor um conjunto de ideias relativamente às políticas públicas”.
O líder social-democrata considera o programa da iniciativa “rico, na medida em que volta a valorizar, por um lado, a nossa economia tal qual se encontra, no domínio do negócio e da capacidade produtiva do sector primário, da área dos serviços cada vez mais relevante no sector turístico, na criação de riqueza e geração de emprego”.
Por outro lado, a formação “vai mais além, potenciando a reflexão sobre o valor da economia azul – onde o mar dos Açores tem destaque -, da economia espacial – focada em qualificação muito distinta, uma vez que temos a geração mais bem preparada de todos os tempos da Região”.
Ou seja, adianta José Manuel Bolieiro, a Universidade de Verão “vem potenciar outras perspectivas, no que diz respeito ao talento, à capacidade técnica, tecnológica e científica da nossa economia nestes dois domínios”.
O Presidente do PSD/Açores destacou também a referência da identidade arquipelágica assente na defesa da sustentabilidade que defende tratar-se de “uma excelente relação de equilíbrio e ponderação entre o respeito e o orgulho que temos do nosso Ambiente, da nossa Natureza, da sustentabilidade social e económica”.
José Manuel Bolieiro caracterizou assim o programa da Universidade de Verão como “rico, enriquecedor e auspicioso perante a qualidade dos palestrantes” e respectivos temas, manifestando a sua “total confiança e esperança na excelência nesta XI edição”.
O dirigente social-democrata considera “a JSD um porta-voz de excelência, das ambições e expectativas da Juventude, mas igualmente das críticas, das queixas, das sugestões, no âmbito da nossa responsabilidade de liderar a governação dos Açores”.
A propósito, José Manuel Bolieiro apontou a título de exemplo, a criação do pacote “Mais Jovens”, contributo da última edição da Universidade de Verão a JSD/Açores e da própria moção de estratégia global da JSD.
O Presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, assume a Universidade de Verão como a “maior escola de formação política e cívica dos Açores, pioneira na Região”, e que volvidas 10 edições, realizadas em todas as ilhas, regressa agora ao seu ponto de partida, em São Miguel.
De acordo com o dirigente da Juventude, a Universidade conta com diversos painéis, conferências, visitas de estudo, momentos de formação, atingindo “a marca histórica de 340 formandos desde o início deste evento da JSD e do PSD”.
“Com esta iniciativa pretende-se sobretudo dar oportunidades a todos os jovens”, salientou, sublinhando que estes concluem a formação dotados de ferramentas para uma participação cívica activa, constituindo um “motivo de orgulho” para a estrutura.
Luís Raposo destacou o pacote “Mais Jovem”, como resultado da última edição da Universidade de Verão, agora implementada pelo Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro, esperando vir a dar um novo contributo em breve.
Por outro lado, o líder da JSD/Açores lamentou à comunicação social “a postura socialista que, pouco ou nada fez pela juventude quando governou Região, e veio criticar a medida, estando mais preocupada em encontrar problemas, em vez de determinar soluções”.
Segundo o dirigente da JSD, “esta Universidade de Verão decorre num momento sem paralelo nos Açores, no que respeita a políticas de juventude, desde o pacote “Mais Jovem” ao “E-Associativismo”, e apoio aos jovens empreendedores.
Em relação ao novo regime de políticas de Juventude, aprovado no Parlamento Regional, lembrou que, “enquanto o Partido Socialista esteve 15 anos sem rever este diploma, o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) fê-lo sem demora”.
Para Luís Raposo, esta atitude “demonstra muito de quem quer governar o presente e perspectivar o futuro dos Açores com os jovens”.
“Somos a verdadeira voz da juventude açoriana e o nosso objectivo é que no final desta edição possam sair mais ideias, mais contributos e compromissos”, concluiu.
A XI Universidade de Verão arranca a 29 de Agosto, contando com oradores como Luís Marques Mendes, Maria João Carreiro, António Ventura, Jorge Rita, Paulo do Nascimento Cabral, Flávio Tiago, Paulo Quental, Pedro Fins, Pedro Ramos, Lídia Bulcão, Rui Guedes, Daniel Pavão, Rosa Costa, Nuno Pavão Nunes, Romeu Couto e Luís Pereira.
A sessão de encerramento está agendada para 1 de Setembro com o Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, e o presidente da JSD/Açores, Luís Raposo.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores