A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai efectuar um conjunto de intervenções de beneficiação do edifício da Escola EB/JI dos Poços, em São Vicente Ferreira.
O concurso público para esta empreitada foi publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores e na Plataforma VortalGov, sendo que o prazo para a apresentação das propostas termina a 23 de Agosto de 2024.
A intervenção contemplará a substituição total da cobertura e ampliação do espaço de apoio ao refeitório e a execução de coberturas de ensombramento de modo a permitir um maior conforto térmico no recreio exterior, sendo garantindo ainda uma melhoria das acessibilidades para as crianças e adultos que frequentem esta estabelecimento de ensino.
O preço base da empreitada a contratar está fixado em 146.000 euros, ao qual acresce o montante devido pelo IVA à taxa legal em vigor.
Neste concurso público, a autarquia propôs ainda um prazo de execução de 90 dias para esta empreitada.
Para o Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral, é prioritário continuar a dignificar e elevar o ensino em Ponta Delgada, estando em curso projectos de investimentos na área da educação no valor de 14 milhões de euros.
“A liberdade e o progresso passam pela Educação, pela qualificação das novas gerações, para que estas estejam capacitadas a construir um futuro melhor. Tendo em consideração este princípio, a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a promover a requalificação e a construção de novas escolas, justamente através deste trabalho de base de incentivo, para que as nossas crianças e jovens possam ter o maior conforto e condições de valor para encararem o sistema educativo como um meio imprescindível de realizarem os seus sonhos e de competirem com os melhores em qualquer lugar do Mundo”, afirmou Pedro Nascimento Cabral.
Neste sentido, Câmara Municipal de Ponta Delgada iniciou em Julho a construção de da nova escola EB/JI dos Fenais da Luz, um investimento superior a dois milhões de euros que vai permitir dotar a freguesia de uma escola moderna e aumentar o número de alunos.
Estão ainda a ser desenvolvidos os projectos para a construção de três novas escolas nas freguesias da Fajã de Cima, Capelas e São Vicente Ferreira.
Foi ainda direccionado o apoio de um milhão de euros para a Universidade dos Açores avançar com a construção de uma nova residência universitária em Ponta Delgada, com capacidade para 120 camas, permitindo captar mais alunos e contribuir para o desenvolvimento da Região.