De acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os Açores estão entre a seca moderada e severa, noticia a Antena 1 Açores.
Os meses de Maio, Junho e Julho foram os meses com menos chuva, embora continue dentro do padrão meteorológico registados nos últimos anos nos Açores.
Em declarações, ao mesmo meio de comunicação, o meteorologista Carlos Ramalho, deu exemplos relativamente à precipitação: “até o dia 21 de Agosto a situação mudou substancialmente e a Região está em seca. A maioria das ilhas está em seca moderada a severa. No tendo ainda o mês de Agosto terminado, o normal do mês de Agosto, para as pessoas terem uma ideia, nas Flores é cerca de 84 milímetros, isto é o normal aproximado da ilhas das Flores. Até ao momento foram apenas registados cerca de 28.8 milímetros. Em Angra do Heroísmo, o normal do mês de Agosto, em termos de precipitação, são cerca de 56 milímetros e foram registamos até esse momento 17 milímetros. E em Ponta Delgada, o normal no mês de Agosto são cerca de 48 milímetros. Temos registado até ao momento apenas 6 milímetros. Portanto, está a ser um mês de Agosto bastante seco.”
Deste modo, os valores de precipitação estão 66% abaixo da média de referência e as temperarias estão bastante mais elevadas do que em anos anteriores, fazendo com que com que o arquipélago atravesse um período de seca: “a média da temperatura máxima em Santa cruz das Flores, por exemplo, foi de 28.5 graus, 3.2 graus célsius acima da média do período de referência, o que significa um mês de Agosto bastante quente em comparação à média de referência. O mesmo no observatório José Agostinho, em Angra do Heroísmo, com 2.6 graus célsius acima da média do período de referência e em Ponta Delgada 2.5 graus da temperatura media máxima, acima do período de referência.”
Em suma, neste momento com os dados de precipitação e das temperaturas alterados, constata-se que as ilhas do grupo Ocidental e Central estão em seca severa e as do grupo Oriental em seca moderada.