Edit Template

Ponta Delgada no top 3 do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas

De 308 municípios existentes em Portugal, Ponta Delgada conquistou o 3.º lugar no Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas (IPIC).
O ranking, que tem por base a avaliação da presença online das autarquias, considera 36 indicadores, distribuídos por 4 critérios principais: “Conteúdos: Tipo e Actualização”; “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”; “Serviços Online” e “Participação”.
De acordo com o IPIC, as páginas web foram avaliadas de acordo com esses parâmetros, sendo depois, atribuída uma pontuação entre 0 e 1 que permitiu gerar o ranking global.
Este estudo é referente aos dados de 2023, tendo sido conduzido pela Universidade do Minho, com o contributo da Agência para a Modernização Administrativa e da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Electrónica.
Segundo o relatório publicado, o critério “Participação” foi onde a autarquia de Ponta Delgada mais se destacou por disponibilizar aos cidadãos “formas de interacção e envolvimento”.
Este quadro de avaliação analisa indicadores como a existência de canais que “permitam a comunicação entre o cidadão e a Câmara”, a presença de “espaços de discussão e auscultarão de opinião” e “canais de elogios, sugestões, reclamações e denuncias”. Questões ligadas à transparência e redes sociais também são contabilizadas.
A apresentação dos resultados foi realizada em Guimarães, tendo sido atribuído o 1.º lugar à Câmara Municipal de Murça, no distrito de Vila Real, e o 2º lugar à Câmara Municipal de Porto de Mós em Leiria.
Este levantamento é realizado de dois em dois anos e, segundo o IPIC, aponta e explora “a necessidade de as autarquias portuguesas melhorarem a oferta de serviços online, promoverem uma acessibilidade inclusiva e desenvolverem ferramentas e iniciativas que fomentem a participação electrónica e o envolvimento do cidadão”.
Em 2021, Ponta Delgada posicionava-se no 30º lugar do ranking, tendo subido 27 posições em comparação com 2023.

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores