Edit Template

Festa do Milho na Ajuda da Bretanha de 13 a 15 de Setembro

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Setembro irá decorrer a Festa do Milho de 2024, no Moinho do Pico Vermelho na Ajuda da Bretanha, compreendendo um conjunto diverso de actividades culturais e de animação etnográfica.
Ao longo dos três dias da festa estão sempre presentes as barraquinhas que compõem a Feira Gastronómica, organizadas por instituições sem fins lucrativos locais, com receitas gastronómicas típicas e locais onde será possível degustar o pão de milho, a sopa de milho, as carnes, as bifanas, as papas de carolo, as malassadas, o milho torrado, o milho cozido e o inhame da Bretanha.
Em 2024 a Festa do Milho conta com a presença da Comissão de Festas da Nª Senhora da Ajuda da Bretanha, do Centro Social e Paroquial da Nª Senhora da Ajuda da Bretanha, do Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha, dos Mordomos do Espírito Santo da Ajuda da Bretanha e do Espírito Santo do Pilar da Bretanha.
A tradicional Festa do Milho, assume-se como um evento de promoção das suas tradições culturais, dando palco a todas as tradições que envolvem as freguesias da Bretanha cujo território ainda é marcadamente rural.
Neste sentido, serão retratadas e vivenciadas as práticas culturais agrícolas, nomeadamente as associadas à cultura do milho, recriando alguns dos processos de produção do milho para que residentes e visitantes possam relembrar, ou mesmo conhecer, como antigamente o milho era produzido.
A dinamização do evento Festa do Milho de 2024 é novamente uma organização conjunta entre as freguesias da Ajuda da Bretanha, do Pilar da Bretanha, dos Remédios, da Associação Norte Crescente e Câmara Municipal de Ponta Delgada, contando ainda com o apoio de outras instituições locais e de produtores bovinos locais que mantêm o gosto pela manutenção e preservação das tradições.
O local do Moinho do Pico Vermelho encontra-se preparado com todo um cenário construído à volta do moinho, que estará em funcionamento a moer o milho. Estão expostas ferramentas e os utensílios agrícolas de outrora e elementos da cultura da etnográfica da Bretanha, e outros artefactos que documentam a tradição e em conjunto criam um cenário que permita recordar e vivenciar uma cultura ancestral, que nos últimos anos tem caído em desuso e como tal urge manter como memória viva da nossa sociedade.
Durante todos os dias da Festa do Milho existirá animação musical nocturna, a partir das 20 horas, que permitirá animar o espaço, com um programa diverso e complementar que permita divulgar a diversidade musical da cultura dos Açores.
Hoje, dia 13 de Setembro, será promovida uma tarde de actividades inter-geracional, promovendo um contacto social entre seniores e jovens, promovendo-se a partilha de experiências, contar histórias, ensino de jogos tradicionais e participar na primeira desfolhada do milho. Também no dia de hoje haverá a as tradicionais cantigas ao desafio e desgarrada com os cantadores: André Monteiro, Albino Silva, Emanuel Silva, Nuno Fonseca, Carlos Alberto Fernandes e Rodrigo Pavão e como tocadores: Jorge Veríssimo, Francisco Barbosa e Rafael Batista.
No Sábado, dia 14, ocorrerá uma tarde de animação recreativa para os jovens, com a presença de insufláveis e de jogos desportivos. Decorrerá, também, o concurso gastronómico de receitas com milho, em que qualquer pessoa pode participar, sendo o único requisito a receita usar o milho com ingrediente e entregar o prato até às 17 horas à organização. Na noite de Sábado a animação ficará a cargo do Trio de Deus durante a hora de jantar e às 22 horas actuação do Luís Martins – LM e Bailarinas e às 24 horas o DJ Carlos Costa.
No Domingo será promovido o desfile etnográfico com um grande envolvimento da população local. O desfile terá início às 15 horas na freguesia do Pilar da Bretanha e seguirá pela estrada regional para o Moinho do Pico Vermelho, para a tradicional desfolhada do milho com a actuação do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo pelas 20 horas. À noite, pelas 21:30 teremos o espectáculo musical com a Engle Banda.

Edit Template
Notícias Recentes
Há um filho de família açoriana que foi desalojado pelo incêndio em Los Angeles
Hospital Modular pronto no final de Janeiro
Sete municípios dos Açores candidatam-se a Cidade Europeia do Vinho
Açores e Madeira registam melhoria no saldo orçamental, segundo o Conselho de Finanças
Paulo Teixeira investe em armazém com mais de 250 mil garrafas de vinhos em S. Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores