Edit Template

Táxis dos Açores têm 10 anos para retomara cor verde e preta

A Assembleia Regional dos Açores aprovou uma proposta da IL para que os táxis da região voltem a adotar a cor verde na parte superior e a preta na zona inferior dos veículos.
O diploma recebeu os votos a favor da IL, PS e PAN e a abstenção de PSD, Chega, CDS-PP, PPM e BE, durante a votação que decorreu no plenário do parlamento açoriano, na Horta.
No projeto de resolução, a IL propõe que a “mudança de cor seja apenas aplicável aos novos veículos a afetar à atividade de transporte em táxi”, tendo os restantes operadores um prazo de dez anos para proceder à alteração da cor.
“Até 31 de dezembro de 2034 todos os veículos afetos à atividade de transporte em táxi deverão satisfazer a totalidade das disposições em termos de mudança de cor”, lê-se na iniciativa.
No debate, o liberal Nuno Barata garantiu que “65% dos profissionais do táxi mostraram a mesma vontade da IL” quanto à mudança de cor.
Da parte do Governo dos Açores, a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, adiantou que o executivo vai apresentar em breve um novo regime jurídico que regula a atividade do táxi, de forma a adaptar a legislação nacional à região.
Após questionada pela deputada socialista Marlene Damião, a secretária regional rejeitou criar apoios para comparticipar a mudança de cor nos veículos de táxi, lembrando que a proposta prevê um período de dez anos até à aplicação da regulamentação.
Já Francisco Lima, do Chega, considerou a resolução “prematura”, enquanto o social-democrata Francisco Gaspar alertou que a “alteração da cor deve ser cuidadosamente estudada”.
O deputado do BE António Lima realçou que a alteração da cor do veículo “não é consensual” entre os taxistas.
A proposta foi entregue pelo deputado da IL no parlamento dos Açores em 24 de abril.
Na altura, o partido explicou que a iniciativa procurava corresponder “a uma solicitação antiga dos taxistas da região”, no que diz respeito à alteração das características dos veículos de táxi, nomeadamente a sua cor, para os “diferenciar dos demais veículos automóveis, tal como acontece em território nacional”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores