Edit Template

Aeroporto de P. Delgada com recorde histórico de 142 voos num só dia

O Aeroporto de Ponta Delgada tem vindo a registar grande movimento este ano e nos últimos meses tem batido sucessivamente recordes de utilização.
O passado mês de Agosto destaca-se com uma marca histórica de 142 voos num só dia, a 12 de Agosto.
Para além disso, há a considerar que muitos voos se concentram numa determinada faixa horário o que cria um caos na Aerogare.
Esta situação, é extremamente prejudicial para a imagem de São Miguel não só para o Turismo mas para os utilizadores em geral.
Este verão passaram-se situações caricatas com passageiros sentados no chão, muitas vezes com crianças e sem acesso a alimentos que esgotavam no bar.
Outras situações provocadas por atrasos de última hora em voos internacionais, com os passageiros depois de terem passado pelo controle de passaportes, levaram muito deles ao desespero, ficando em alguns casos mais de uma hora em pé.
Tudo isto só será ultrapassado com as prometidas obras que a ANA/Vinci diz que irá fazer em Ponta Delgada, mas sobre as quais nada se sabe.

Quase 4 mil voos em Agosto

No mês de Agosto, segundo a NAV, o Aeroporto de Ponta delgada atingiu quase um marco histórico, com 3.958 movimentos, graças a uma média de 128 movimentos por dia, chegando a um pico de 142 voos no dia 12 de Agosto.
A NAV, na sua página do Facebook refere :
“Desempenho notável da Torre de Ponta Delgada durante o Verão! Durante os meses de junho, julho e agosto, a nossa Torre de Controlo de Ponta Delgada (TWRPON) apresentou um desempenho impressionante, registando um crescimento significativo no tráfego (aeródromo + terminal) em comparação com o ano anterior. Em agosto, atingiu quase um marco histórico, com 3.958 movimentos, graças a uma média de 128 movimentos por dia, chegando a um pico de 142 voos no dia 12 de agosto. Ao longo dos últimos três meses, a TWRPON registou crescimentos de 14% em junho, 13,4% em julho e 11% em agosto em comparação com o mesmo período do ano anterior, refletindo a dedicação e o compromisso da nossa equipa em garantir um serviço eficiente e seguro. Parabéns a todos os que contribuíram para este excelente resultado!”
Este o teor do texto publicado na página da NAV no Facebook.
A empresa está presente em 4 aeroportos dos Açores e é responsável pelo controle da navegação aérea não só nos Açores como numa vasta região do Atlântico norte (FIR), a partir do Centro de Controle Aéreo de Santa Maria.
A FIR Oceânica de Santa Maria é uma região de informação de voo (em inglês “Flight Information Region”) oceânica portuguesa, cujo controle encontra-se sob a responsabilidade da Navegação Aérea de Portugal.
Abrange uma vasta área do Atlântico Norte, compreendida entre os paralelos 45º N (limite Norte) e 17º N (limite Sul) e os meridianos 13º W (limite Leste) e 40º W (limite Oeste). Constitui-se num triângulo com vértices na ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, Lagos, no Senegal e Shannon, na Irlanda.
Esta área está classificada como espaço aéreo classe “A” (STA Maria OCA – acima de FL 55) e “G” (Sta Maria FIR – abaixo daquele nível), com excepção da área definida pela TMA de Sta Maria e pela CTA Militar das Lajes.
A nível global a NAV Portugal possui órgãos de controlo de tráfego aéreo que garantem a prestação dos serviços de tráfego aéreo nos principais aeroportos de Portugal: Lisboa, Porto, Faro e Cascais, Funchal e Porto Santo (Madeira), Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores (Açores).
O Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa situa-se junto ao aeroporto Humberto Delgado e o Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria situa-se na ilha de Santa Maria.

Aeroporto de P. Delgada
é o 130º europeu

Os aeroportos portugueses tiveram em Agosto um aumento de passageiros em 14,3% face a 2019, que é mais do dobro do aumento médio nos aeroportos da Europa, que foi em 5,6%, e praticamente o dobro do crescimento médio nos países da União Europeia, que foi em 7,3%.
Os dados do Airports Council International – Europe relativos a Agosto versus 2019 mostram que o Aeroporto de Lisboa teve o terceiro aumento mais forte entre os aeroportos que classifica como “mega”, que têm anualmente entre 25 milhões e 40 milhões de passageiros, e o Aeroporto do Porto teve o 4º aumento mais forte entre os “Large Airports”, que têm anualmente entre dez milhões e 25 milhões de passageiros.
A informação especifica que, em relação ao ano passado, o aumento médio de passageiros nos aeroportos membros do ACI Europe foi em 5,6% no mês de Agosto e em 7,8% em média nos oito meses de Janeiro a Agosto, com crescimentos em passageiros internacionais de 7,1%, no mês, e de 9,1%, nos oito meses, enquanto em tráfego doméstico houve estagnação em baixa (-0,2%) em Agosto e o crescimento nos oito meses foi em 3,3%. Os rankings publicados pela Associação posicionam Lisboa em 16º no mês de Agosto, com 3,389 milhões de passageiros, o Porto em 39º, com 1,671 milhões, Faro em 53º, com 1,25 milhões, o Funchal em 120º, com 459 mil, Ponta Delgada em 130º, com 354,9 mil, Porto Santo em 255º, com 35,79 mil, Flores em 290º, com 19 mil, e Santa Maria em 294º, com 17,8 mil, segundo a organização.
[email protected]

Edit Template
Notícias Recentes
Azores Airlines acaba com rotas deficitárias e vai concentrar operação no ‘hub’ Açores
Açores registam queda na transacção de imóveis no terceiro trimestre de 2024
Há dezenas de navios com tesouros naufragados no mar dos Açores
Há mais de meia centena de casas de luxo à venda em S. Miguel entre 1 e 3 milhões de euros
Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz celebra 28º aniversário com cantata de Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores