No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se comemora ontem, o PAN/Açores enviou ao Governo Regional um requerimento onde solicita esclarecimentos sobre o legado deixado pela ilustre Alice Moderno, em particular, sobre o funcionamento do hospital veterinário, conforme intenção lavrada pela mesma em testamento, e enquanto condição imposta em virtude da doação de bens à Região.
“Alice Moderno, ilustre açoriana impulsionadora da defesa dos direitos dos animais, doou, por morte, alguns bens à Região, enquanto condição para a construção de um hospital veterinário, por forma a garantir um acesso equitativo a cuidados de saúde animal. No entanto, o referido hospital, apesar de ter conhecido várias instalações desde a sua fundação, nunca funcionou de forma plena, nem deteve as condições necessárias à adequada prestação de cuidados de saúde animal, acabando por ser convertido num Centro de Reabilitação de Aves Selvagens”, recorda o PAN.
Neste sentido, o partido pretende averiguar de que forma tenciona o Governo Regional transfigurar esta situação e honrar o legado e as pretensões de Alice Moderno, designadamente, no que respeita à efetivação deste hospital veterinário, assegurando uma prestação de cuidados de saúde animal adequada e eficaz, em particular, a animais abandonados ou vítimas e maus-tratos, bem como a animais que integrem agregados familiares mais vulneráveis.
A par disso, o PAN/Açores tenciona apurar de que forma a plataforma online ‘SOS Animal Açores’, criada em 2020, evidencia resultados profícuos no acolhimento de denúncias anónimas de suspeitas de maus-tratos animais e se, por conseguinte, têm sido desencadeadas ações de fiscalização nesse sentido.
“Celebrar o Dia Mundial do Animal é celebrar o legado deixado por Alice Moderno, não apenas em herança, mas sobretudo no despertar para a necessidade de alterarmos a forma como tratamos e e percepcionamos os animais. Apelamos, por isso, à recuperação daquelas que eram as suas convicções, sendo tempo de destacar o mérito do trabalho voluntário de todos os que se dedicam à defesa da causa animal, sem esquecer as dificuldades pelas quais passam as associações”, conclui o deputado e porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, numa nota enviada ao nosso jornal.