O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, e a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, assinaram ontem o contrato-programa de apoio à organização tripolar da Universidade dos Açores, referente ao ano de 2024.
“A assinatura deste contrato-programa, celebrado entre a Região Autónoma dos Açores e a Universidade dos Açores, atribui um montante de 950 mil euros, o que corresponde a um aumento de 150 mil euros face a 2023 e a uma diferença de 600 mil euros face aos 350 mil euros atribuídos em 2020”, afirmou Artur Lima.
O investimento permitirá reforçar a competitividade da Universidade dos Açores, fortalecendo a sua oferta formativa ao longo dos polos de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, diversificando os públicos e respondendo às necessidades da Região.
“O documento prevê igualmente o reforço da oferta formativa de ensino à distância, tornando a Universidade dos Açores mais atrativa a estudantes de todas as ilhas, do país e do exterior”, anunciou o Vice-Presidente do Governo.
“Nesse sentido, a assinatura deste contrato-programa permitirá dotar a academia açoriana de investimentos na captação técnica, digital e de recursos humanos para o ensino à distância” afirmou Artur Lima.
O financiamento atribuído pelo Governo dos Açores procura assegurar que a academia açoriana tem os meios necessários para assegurar o funcionamento e desenvolvimento da sua organização tripartida pelos polos de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada.
“A Universidade dos Açores assume um papel fundamental, pois só através da educação podemos esperar alcançar índices satisfatórios de desenvolvimento social e económico plenos no arquipélago”, vincou o governante.
O contrato-programa agora assinado resulta de um trabalho contínuo entre as duas instituições, de forma a aperfeiçoar o documento original e responder aos interesses da Região, conclui nota governamental.