O deputado da Iniciativa Liberal anunciou que não se recandidata à liderança do partido nos Açores.
Para o seu lugar já há um candidato, Hugo Almeida.
Nuno Barata entende que deve dar lugar a outros mais novos e que os líderes partidários não se devem eternizar à frente dos partidos.
As eleições na IL serão no início de Novembro.
A Lista D formalizou a sua candidatura ao Grupo de Coordenação Local (GCL) do Núcleo Territorial dos Açores da Iniciativa Liberal, liderada por Hugo Almeida, membro co-fundador do Núcleo em 2020, juntamente com Nuno Barata.
Hugo Almeida tem um percurso ativo no partido, tendo integrado o GCL no primeiro mandato.
Foi também candidato nas duas últimas eleições regionais à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores pelo círculo de São Miguel, às eleições legislativas nacionais de 2022 pelo círculo dos Açores e à Assembleia Municipal de Ponta Delgada, em 2021.
A candidatura de Hugo Almeida é composta por uma equipa de mais 7 membros: Venicio da Costa Ponte, Diogo Pimentel, Carlos Martins, Luis Lopes, Helga Nunes, Vasco Brandão e Pedro Lopes, “todos comprometidos com o fortalecimento do núcleo e com a promoção dos ideais liberais na região”, afirma o candidato.
“Esta candidatura tem como objetivos dinamizar e aumentar o número de membros do Núcleo Territorial dos Açores, incentivar uma maior participação dos seus membros e criar espaços de debate político. Além disso, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora, promovendo uma cultura de liberdade, responsabilidade e igualdade de oportunidades — pilares fundamentais da Iniciativa Liberal”, sublinha Hugo Almeida.
A lista compromete-se ainda a “continuar a lutar pela redução da dívida pública, pela diminuição das despesas eleitoralistas do Estado, pela melhoria da gestão das empresas públicas, pela desburocratização e descentralização de processos, bem como pela tão necessária despartidarização da administração pública”.