Edit Template

Fundação Azul congratula “todos os açorianos”

A Fundação Oceano Azul congratulou ontem a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) e “todos os açorianos” pela aprovação da revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA), posicionando a região como líder na conservação do oceano a nível internacional.
“Esta decisão pioneira, aprovada por uma larga maioria dos deputados da Assembleia, protege 30% do mar que circunda o arquipélago dos Açores, cobrindo 287.000 quilómetros quadrados, metade dos quais totalmente protegidos, onde não são permitidas atividades extrativas ou destrutivas. A outra metade da rede terá proteção alta, permitindo apenas métodos de pesca tradicionais de baixo impacto”, afirma a Fundação em nota enviada ao nosso jornal.
“Este é um marco significativo com importância global na conservação do oceano dando origem, assim, à maior Rede de Áreas Marinhas Protegidas de todo o Atlântico Norte”, acrescenta.
Em 2021, a Região Autónoma da Madeira criou a maior área totalmente protegida do Atlântico Norte, nas Ilhas Selvagens, com 2.677 km2 . Esta decisão dos Açores aumenta agora em mais de cinquenta vezes a área totalmente protegida. “Esta decisão aproxima Portugal das metas estabelecidas internacionalmente de proteger 30% do oceano até 2030 e mudará o paradigma internacional no que respeita à conservação do oceano”, afirma Tiago Pitta e Cunha, administrador executivo da Fundação Oceano Azul.
“Felicitamos, por isso, todos os açorianos por esta contribuição histórica que terá impactos a nível global”, acrescenta. A proposta legislativa que foi agora aprovada teve origem num processo participativo, promovido pelo Governo Regional dos Açores com o apoio do Programa Blue Azores, uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt.
Este Programa foi criado em 2019 e contou com o envolvimento e contribuição da sociedade civil, das comunidades locais e dos utilizadores do mar. É, por isso, um processo inovador que pode servir de exemplo em todo o mundo, conclui a Fundação.

Edit Template
Notícias Recentes
“Heróis da Fruta” regressa às escolas dos Açores
Jovens do Pico em destaque no Portugal Digital Summit
Save Azores Waves presente na Coalition Summit 2025
Assembleia Municipal Jovem arranca na Lagoa
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores