Edit Template

Ministro das Finanças confirma revisão da Lei de Finanças Regionais e também Locais

O Governo da República vai apresentar uma proposta de revisão da lei de enquadramento orçamental e lei das finanças regionais e locais, apontou o Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
Na audição sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025, que decorreu ontem na Assembleia da República, o governante não esclareceu, na primeira intervenção, quais as mudanças que quer ver na legislação.
Miranda Sarmento sublinhou alguns aspetos que estão inscritos na mesma proposta, deixando claro que o “mote” da governação tem passado por “recuperar, reformar e relançar” o país.
O ministro lembrou que está prevista uma redução da dívida pública até aos “93,3% no próximo ano”, ao mesmo tempo que o Executivo estima que o salário mínimo atinja “1.020 euros em 2028”, reiterou.
O próprio garantiu ainda que o nível da despesa pública, se descartados os valores do financiamento associado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá apresentar leves variações.
“Temos uma linearidade do ponto de vista da evolução da despesa primária líquida”, de 4,5% em 2025 e 3,7% em 2026, esclareceu. No mesmo sentido, Miranda Sarmento assinalou, numa outra intervenção, que nos próximos dois anos, “a aceleração do investimento público é muito marcada pela execução do PRR”, sendo que o Governo está a tentar colmatar o “atraso” que o país tem na aplicação daqueles fundos, sublinhou.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro recebe Casa do Povo de Santa Bárbara na celebração da 10.ª edição da “Academia Oeste”
Detenção de 3 suspeitos de Tráfico de estupefacientes na Praia da Vitória
“No Trilho” é o novo videoclipe do músico Açoriano Rafael Carvalho
Renato Cordeiro lança seu livro “Ruralidade Micaelense” na Igreja Matriz de São Sebastião a 10 de Julho
Povoação festeja aniversário do concelho e faz homenagem a Mota Amaral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores