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Nova EBI da Lagoa custará 11 milhões de euros

As Secretárias Regionais da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, e do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, estiveram presentes na apresentação do Estudo Prévio para o Projeto da Escola Básica Integrada de Lagoa.
Segundo disse Sofia Ribeiro, em declarações aos jornalistas, “este é um dia feliz, porque se trata de uma obra há 40 anos desejada e que, agora, vai ser concretizada”.
“Uma preocupação que sempre tivemos desde o início do mandato anterior foi fazer o levantamento desta escola e de todas as suas necessidades. O dia de hoje resulta de um processo em que trabalhamos sempre em conjunto com o Conselho Executivo e temos um projeto que abrange todas as necessidades deste estabelecimento de ensino, quer para alunos, quer para professores, quer para todo o pessoal de ação educativa”, disse a governante.
Por seu lado, Berta Cabral referiu que “as principais premissas que estiveram na base da conceção do projeto foram por um lado, construir uma escola adaptada ao clima dos Açores, em termos de arquitetura que permita ter os alunos e professores a circular em espaços cobertos e que este estabelecimento de ensino tivesse um pavilhão adequado à prática das várias modalidades desportivas com acesso independente, disponível para a comunidade”.
“Este é um grande investimento – mais de 11 milhões de euros – que deve ser rentabilizado e colocado à disposição de toda a comunidade”, disse.
A nova escola estará dimensionada para o total de 240 crianças do 2.º ciclo, organizados em, aproximadamente, 15 turmas.
Foi aberto o concurso publico de conceção do projeto para que os gabinetes de arquitetura interessados pudessem apresentar as suas ideias e propostas para o que será a nova EBI de Lagoa.
Concluída a fase de apresentação de propostas (foram entregues quatro), as mesmas foram avaliadas e valorizadas de acordo com vários critérios pré-definidos, como a conceção geral, a funcionalidade das soluções e organização dos espaços, a economia geral da construção e o ciclo de vida dos materiais e equipamentos a incorporar na construção.
Um dos fatores de maior relevância que tem de ficar salvaguardado no projeto de execução, face a procedimentos anteriores, é o da sustentabilidade da construção e dos materiais a empregar, a eficiência energética do edifício, a gestão integrada de recursos, o aproveitamento de águas pluviais, entre outros, como forma de reduzir os custos de exploração e de manutenção do edifício ao longo dos anos.
Após análise das propostas e respetiva valoração, foi selecionada a proposta do gabinete de arquitetura Entreplanos, Gabinete de Arquitetura, Urbanismo e Design.
Contrariamente ao complexo escolar atual, que se compõe por vários blocos dispersos no terreno, o novo projeto prevê a concentração de todo o complexo escolar na parte norte do terreno, numa área total de 15.600m2. Esta opção permitirá que todos os espaços da escola sejam facilmente acessíveis por alunos, professores, pais e auxiliares de ensino.
Assim, o estudo prévio agora apresentado prevê a demolição de todas as construções atualmente existentes e compõe-se, essencialmente, por quatro novas zonas distintas: o edifício escolar, o pavilhão desportivo, o polidesportivo exterior e os espaços de recreio para os alunos.
O edifício escolar, com área aproximada de 3.800,00m2 de construção, organiza-se em três pisos: no nível da entrada principal da escola estarão os espaços de administração e gestão, espaços de apoio socioeducativo/educação inclusiva e alguns espaços de ensino. No piso inferior estão localizados a mediateca, o auditório e os espaços sociais e de convívio.
O primeiro piso estará praticamente reservado a espaços de ensino.
O projeto propõe a criação 10 salas de aula correntes, 5 sala de aula para pequenos grupos, uma sala de música, um laboratório de ciências da natureza e duas salas multifuncionais (EVT) com todos os espaços de apoio necessário.
O pavilhão desportivo, com área aproximada de 2.100,00m2, inclui a área de jogo e todos os espaços de balneários, sala de professores de educação física, espaços técnicos, entre outros. Este espaço terá acesso independente do espaço escolar para que possa ser utilizado pela restante comunidade fora do horário letivo.
O polidesportivo exterior inclui dois campos de jogos e uma pista de atletismo. Já o recreio compõe-se por várias zonas exteriores, cobertas e descobertas, destacando-se a salvaguarda e valorização da zona da eira, que será transformada num pequeno anfiteatro ao ar livre para usufruto da comunidade escolar.
Adicionalmente, o projeto prevê a reformulação de toda a frente da escola, sendo que a parte sul do terreno se destinará a estacionamento, contribuindo para aliviar a pressão de estacionamento a que esta área está sujeita.

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