Pela primeira vez na história do turismo açoriano o número de dormidas terá atingido mais de meio milhão de dormidas em Setembro.
Segundo o Indicador de Turismo dos Açores (ITA), do SREA, prevê-se que terão sido registadas no mês de setembro, na região, cerca de 508,5 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural).
O valor desta estimativa das dormidas é superior em 8,0% quando comparado com o valor definitivo do mês homólogo (470,9 mil).
Adicionalmente, apresentam-se no Quadro ao lado dados relativos a Levantamentos CA e compras TPA nacionais e internacionais e Passageiros desembarcados em voos territoriais e internacionais como complemento à análise da evolução do sector do turismo na Região Autónoma dos Açores.
Os números de Setembro confirmam que começa a existir uma redução da sazonalidade nos Açores, prevendo-se que também em Outubro o turismo esteja a atingir números superiores aos do ano passado.
No ano passado a região só atingiu o meio milhão de dormidas em Julho, confirmando-se, portanto, a maior procura dos Açores fora dos dois principais meses de verão, que era tradicionalmente Julho e Agosto.
Recorde-se que, este ano, o turismo na região está a ser potenciado, essencialmente, pelos turistas estrangeiros, uma vez que se regista um abrandamento do turismo nacional, pelo menos de janeiro a setembro.