Edit Template

Cimeira entre República e Governos Regionais será em Novembro

Os Açores vão receber a 12 e 13 de Novembro a cimeira do Governo da República e dos Governos Regionais dos Açores e Madeira, revelou o presidente do PSD/Açores e líder do executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM
“Vamos ter uma cimeira dos três governos. O Governo de Portugal, liderado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, o Governo Regional da Madeira, com Miguel Albuquerque, e eu próprio, aqui nos Açores, já nos próximos dias 12 e 13 de Novembro”, disse o social-democrata José Manuel Bolieiro em entrevista à RTP-Açores.
Segundo o líder do PSD/Açores e do executivo açoriano, o encontro entre os três líderes será realizado em São Miguel.
“Será um espaço onde, verdadeiramente, teremos negociação entre os três governos em relação ao Orçamento do Estado e não só. A defesa em relação ao Orçamento do Estado e não só, a todas as pendências governativas”, revelou na entrevista realizada no seguimento do 26.º Congresso Regional do PSD/Açores, que decorreu em Ponta Delgada entre Sexta-feira e Domingo.
Na entrevista à RTP-Açores, Bolieiro referiu que não está de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2025 “submetida pelo Governo da República à Assembleia da República, no que diz respeito às Regiões Autónomas” dos Açores e da Madeira.
Assim, na sua opinião, o que há a fazer é, em sede de especialidade, existirem propostas de alteração “que possam aproximar-se exatamente daquela que é a posição das Regiões Autónomas e, portanto, o entendimento do esforço que o Orçamento do Estado tem de fazer para a coesão territorial”.
A sua posição é no sentido de “garantir um voto favorável” ao documento, para que, na generalidade, o Orçamento do Estado passe à especialidade.
E prosseguiu: “E, aí, fazermos o nosso debate e, uma parte dele, já em termos de conversações, claro está partidárias, que estão a ser desenvolvidas, mas quer mesmo tornar com mais substância esse debate e essa articulação no quadro da cimeira dos três governos, o governo do país e os governos das duas Regiões Autónomas”.
O líder do PSD/Açores também lembrou que tem chamado a atenção da República “para as suas responsabilidades do desenvolvimento do país e, portanto, não voltar aos tempos do isolacionismo e do esquecimento e abandono das Regiões Autónomas, porque a autonomia complementa, a autonomia não substitui o Estado, a autonomia é o Estado na Região Autónoma dos Açores”.
No discurso de encerramento do congresso social-democrata, Bolieiro desafiou o presidente do partido e primeiro-ministro, Luís Montenegro, a assumir a revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas como um assunto prioritário.
“A revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas é um processo complexo. E nós queremos uma ampla e profunda revisão, mas sendo tudo isso, não tem de ser nem lenta nem empatada. Desafiamos o presidente do PSD a assumir este assunto como prioritário. Urgente, mesmo”, afirmou.
Acrescentou que o próximo Orçamento do Estado “pode e deve já iniciar este processo, com diálogo, de satisfação justa às justas necessidades de financiamento das regiões autónomas”: “Não me preocupa o instrumento, preocupa-me o momento e a adequação e a justeza das soluções”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores