Edit Template

HDES promove rastreio do Pé Diabético nas Portas do Mar

O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) e a Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel, irão promover no dia 23 de Novembro de 2024 um rastreio dedicado ao Pé Diabético.
Com início previsto para as 09h00, o rastreio é dirigido exclusivamente a todos os doentes Diabéticos da Ilha de São Miguel com ou sem problemas nos pés, mesmo os que já sejam seguidos na nossa Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético (CMDPD).
Esta iniciativa tem como objetivos garantir que os profissionais de Saúde (médicos e enfermeiros) se mantêm atualizados sobre esta condição e saibam o que fazer; avaliar e estratificar o risco de ulceração do Pé Diabético na pessoa com diabetes; identificar de forma atempada os novos casos; capacitar o utente com Diabetes e envolver a família/prestador de cuidados para o autocuidado do pé; assim como, orientar os casos complicados para a Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético do HDES.”
Para Alfredo Chavez, Coordenador da Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do HDES, “nesta área, é muito importante o diagnóstico atempado destas alterações, pois permite aos profissionais de saúde realizar um controlo fechado e um tratamento preventivo para evitar a ulceração, a infeção e a provável amputação”, defende.
Este projeto conjunto, organizado pela Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético e pela Equipa de Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular (ETFVT) da USISM, terá lugar nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, das 09h às 17h, em jornada contínua (sem interrupção para almoço).
No referido espaço estarão disponíveis 10 gabinetes de atendimento devidamente equipados e com profissionais para efetuar observação clínica.
Com duração aproximada de 20 a 25 minutos o percurso do doente decorrerá nos seguintes moldes: após a triagem dos doentes diabéticos será realizado o exame dos pés, posteriormente haverá uma demonstração em vídeo de como cuidar dos pés, seguida de uma avaliação da Glicemia capilar e de orientação nutricional, conclui nota do HDES.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores