Edit Template

III edição dos “Encontros Quadrivium de Música Contemporânea” terá lugar entre hoje e amanhã

A terceira edição dos Encontros Quadrivium de Música Contemporânea terá lugar hoje e amanhã, dias 16 e 17 de Novembro e são constituídos por três propostas diferentes oferecidas ao público micaelense.
Hoje, pelas 11h00, é realizada uma conferência proferida por Christopher Bochmann, figura incontornável da música contemporânea, maestro e pedagogo, cuja acção no meio musical português marcou de forma indelével gerações de jovens compositores, bem como de jovens instrumentistas, junto dos quais promoveu uma intensa actividade musical como maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil. A conferência, intitulada “Música Contemporânea Erudita – O que é? Para quê?”, acontece no Armazém 8 – Rua Engenheiro Eugénio Ataíde da Câmara e terá a sua transmissão online na página do Faceboock da Quadrivium – Associação Artística.
Ainda hoje, pelas 17h00, na Igreja do Colégio, a Sinfonietta de Ponta Delgada estreia o seu Ensemble Contemporâneo, sob a direcção musical de Christopher Bochmann, interpretando obras de Edgar Varèsse, Anton Weber, Gonçalo Gato e Christopher Bochmann. A criação de um ensemble dedicado à música contemporânea desempenha um papel fundamental na promoção, difusão e evolução da música actual. Este tipo de formação não só fomenta o desenvolvimento de novos repertórios, como também proporciona um espaço essencial para a experimentação sonora, a exploração de técnicas instrumentais e o cruzamento de linguagens artísticas. A promoção de compositores contemporâneos e ensembles dedicados à música contemporânea oferece um canal directo para que novas obras sejam interpretadas e divulgadas. Através de encomendas, estreias e colaborações, esses grupos ajudam a consolidar a produção de música erudita actual, permitindo que o público conheça novas vozes e estilos. Com a criação deste Ensemble concretizamos a oportunidade de valorizar a excelência dos solistas da Sinfonietta, promovendo a exploração de caminhos sonoros menos habituais no trabalho regular da orquestra. A criação deste ensemble é, também, uma forma de documentar e reflectir o espírito artístico e estético de uma época.
Amanhã, dia 17, pelas 17h00, também na Igreja do Colégio, teremos o regresso do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, agrupamento cinquentenário que é parceiro desta iniciativa desde o início. Este ano, a sua proposta multidisciplinar, acabada de apresentar em Weimar, na Alemanha, é construída em torno de Fernando Pessoa, intitulando-se (Desas)Sosego. Esta performance conta com a participação da companhia de Teatro Mascarenhas – Martins e com o maestro Joan Pagesvalls.
Os III Encontros Quadrivium de Música Contemporânea são uma produção da Quadrivium – Associação Artística com o apoio da Direcção Geral das Artes e Museu Carlos Machado.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores