Edit Template

Partidos da coligação destacam reforço de 50milhões para a Saúde no Plano e Orçamento

O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou a “prioridade que o Governo Regional atribui à Saúde” na proposta de Orçamento da Região para 2025, com um montante global de 521 milhões de euros, o que representa um “reforço de 50 milhões de euros” face a 2024.
João Bruto da Costa falava na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares para analisar as propostas de Plano e Orçamento para 2025, que reúne os deputados da Coligação PSD/CDS/PPM em Ponta Delgada.
O Governo dos Açores destina para o Serviço Regional de Saúde cerca de 25% do total do Orçamento da Região para 2025, destacando-se o montante de 15 milhões para a recuperação do Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
Ainda no setor da Saúde, João Bruto da Costa apontou a “prioridade na recuperação das listas de espera e da atividade assistencial, com um investimento orçado em quatro milhões de euros destinados à produção cirúrgica adicional”.
O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores destacou igualmente a importância do projeto de digitalização do Serviço Regional de Saúde, que “permitirá interligar as diferentes unidades de saúde, tendo sido já lançada a primeira fase da aplicação informática que visa garantir a interoperabilidade entre os vários sistemas de informação”.
Para o líder da bancada social-democrata, as propostas de Plano e Orçamento para 2025 “trazem um reforço de aposta nas pessoas, não só no seu desenvolvimento pessoal, como económico, social e de coesão entre as ilhas, respondendo às necessidades do momento em que vivemos”.
No âmbito da solidariedade social, “com a política de baixa de impostos e melhoria dos rendimentos, o Governo da Coligação está a aumentar o rendimento dos açorianos”, assistindo-se também a um “reforço de apoio aos mais desprotegidos”, sublinhou.
Nesse sentido, acrescentou João Bruto da Costa, o Governo da Coligação propõe “a majoração do Complemento Regional de Pensão (o chamado ‘cheque-pequenino’) em 10% para o primeiro escalão e em 5% para os seguintes”, enquanto “o complemento açoriano ao abono de família para crianças e jovens será majorado em 5%”.
De acordo com parlamentar social-democrata, “a aposta no capital humano prossegue com o aumento de 3% da remuneração complementar regional, ampliando a sua abrangência, passando a abranger cerca de 10.500 trabalhadores da administração pública regional”.

Por sua vez, a líder parlamentar do CDS-PP Açores, Catarina Cabeceiras, afirmou que “o Plano e Orçamento da Região para 2025 têm como prioridade a execução de fundos comunitários, como o Plano de Recuperação e Resiliência(PRR) e o Programa Operacional Açores 2030 (PO Açores 2030)”, os quais constituem “uma importante alavanca para a nossa economia, para dar resposta aos desafios do futuro”.
Catarina Cabeceiras falava na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares conjuntas dos deputados da coligação PSD/CDS/PPM.
No entender de Catarina Cabeceiras, o Plano e Orçamento da Região para 2025 “concretizam o Programa do Governo e as Orientações do Médio Prazo, que foram validados pelos resultados eleitorais de 4 de Fevereiro” e “dão consistência a muitas políticas que têm sido implementadas desde 2020, visando a melhoria de vida dos açorianos”.
“Desde logo, [os documentos provisionais prevêem] a manutenção do diferencial fiscal – uma opção política deste Governo em colocar o dinheiro na mão das famílias e das empresas”.
Mantém-se também “a Tarifa Açores, um importante motor para todas as nossas ilhas, fundamental para a nossa economia e para a coesão regional”.
Na área da saúde, há a destacar “o reforço de 50 milhões de euros, destinados a dar uma resposta à situação emergente do Hospital do Divino Espírito Santo (…) mas sem descurar as respostas que têm que ser dadas aos outros dois hospitais [Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e Hospital da Horta] e às unidades de saúde de ilha”, para garantir a todos os açorianos o acesso aos cuidados de saúde.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores