O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, apresentou, ontem, as obras de requalificação do Bairro do Calço da Furna, na freguesia da Fajã de Baixo, que representaram um investimento próximo dos três milhões de euros por parte da Câmara Municipal e dos SMAS de Ponta Delgada.
“Com a requalificação deste bairro histórico de Ponta Delgada dignificamos a Fajã de Baixo e honramos o nosso compromisso de elevar a qualidade de vida e bem-estar dos moradores do Calço da Furna, assim como de todos aqueles que circulam ou visitam a freguesia”, afirmou o autarca.
As empreitadas decorreram em fases distintas, envolvendo obras de saneamento básico, repavimentação de ruas, reabilitação de passeios, substituição da iluminação pública, e o reforço da rede de telecomunicações nos arruamentos internos do Bairro do Calço da Furna e nas principais vias adjacentes.
O autarca congratulou-se com as melhorias visíveis ao nível da circulação automóvel e pedonal, mas também com as condições apresentadas para pessoas com mobilidade reduzida.
O Presidente do Município saudou, depois, “o espírito de abertura e de diálogo” que pautou a relação entre a autarquia, moradores e a Junta de Freguesia da Fajã de Baixo ainda durante o processo de definição do projecto.
“Ouvimos os moradores e respeitámos a posição de quererem manter o bairro na sua configuração original. Saber que conseguimos, através de um processo absolutamente democrático e participativo, incorporar as sugestões desta comunidade, é motivo de orgulho e de sentimento de dever cumprido para esta Câmara”, realçou Pedro Nascimento Cabral.
A requalificação do bairro do Calço da Furna surge integrada num conjunto de obras que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a desenvolver nas diferentes freguesias do concelho, com vista à requalificação não só de infra-estruturas de água e de saneamento, mas também à conservação das vias públicas, em resposta às necessidades específicas dos moradores.
Refira-se que entre obras concluídas e programadas para a freguesia da Fajã de Baixo a Câmara Municipal de Ponta Delgada soma investimentos na ordem dos 12 milhões de euros, onde se destaca o investimento na construção de novas habitações.
A acompanhar esta política de investimentos, a Câmara Municipal de Ponta Delgada destinou 131 339,41 euros de apoio à Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, aumentando em cerca de 60% a verba que lhe foi transferida no ano passado ao abrigo do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências.
Recorde-se, a esse propósito, que, no âmbito dos Contratos Interadministrativos celebrados este ano, a autarquia elevou de dois para três milhões de euros o montante total atribuído às 24 Juntas de Freguesia.
Da visita à obra, fizeram ainda parte os demais membros do executivo, o Director Delegado dos SMAS, Jorge Nemésio, o Presidente da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, Pedro Machado, a Directora do Departamento de Obras, Mobilidade e Equipamentos Municipais, Isabel Juromito, e o Chefe de Divisão de Mobilidade e Infra-estruturas Viárias, Pedro Tavares.