Edit Template

Prémio Literário Vitorino Nemésio é “justa homenagem” ao escritor açoriano, diz Pedro Nascimento Cabral

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, defendeu, no Centro Natália Correia, que a criação do Prémio Literário Vitorino Nemésio vem honrar o legado cultural e património linguístico deixados pelo escritor açoriano.
“O ‘Prémio Literário Vitorino Nemésio’ aprovado em Setembro passado pelo parlamento dos Açores faz a justa homenagem ao escritor e pensador açoriano, bem como ao seu pendor universalista, legado pelo escritor à Região e ao País, através do seu pensamento filosófico desassombrado e humanista”, frisou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava na sessão de apresentação do Prémio Literário Vitorino Nemésio, que foi proposto e instituído pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).
Para o autarca, o prémio projecta a escrita e a obra de Vitorino Nemésio “a nível nacional, revestindo-se ainda de especial relevância pelo contributo que presta à divulgação da literatura e de um dos seus maiores vultos.
“Além de prestigiar o mérito daquele que foi um grande açoriano, português e universalista, este prémio dá um enorme contributo para a divulgação da literatura e de um dos seus maiores, mas, também, adiciona, a nosso ver, uma importante vertente para o conhecimento da cultura e da história dos Açores, consubstanciada na palavra ‘açorianidade’”, reforçou.
Pedro Nascimento Cabral alicerçou-se justamente na palavra “açorianidade” – termo cunhado por Vitorino Nemésio – para, depois, salientar a importância de se desenvolverem acções que valorizem a a identidade cultural do povo açoriano.
“A instituição deste prémio, ao destacar Vitorino Nemésio e o seu pensamento, enaltece, também, a importância de valorizarmos a nossa idiossincrasia, esta nossa açorianidade que, hoje, faz por envolver toda uma cultura que é matriz identitária de sermos um povo que há quase 600 anos optou por ficar aqui, a meio do Atlântico Norte, e se aventurou por meio de tempestades, vulcões e terramotos, sem hesitar em moldar, bem ao seu jeito, uma forma muito própria ‘de ser e de estar’, seja mergulhada na nossa dimensão arquipelágica, ou no vão pela imensidão da nossa diáspora, que a transporta para qualquer parte do mundo, onde vá e se radique. Insisto, onde existe uma bandeira do Divino Espírito Santo ou um Registo do Senhor Santo Cristo dos Milagres está sempre presente uma alma açoriana”, realçou.
O Presidente do Município defendeu, a esse propósito, que é importante que os decisores políticos e os agentes culturais continuem a homenagear e a enaltecer as suas “referências maiores”, de forma a que “os jovens e menos jovens entendam o que somos e o que nos fez chegar até aqui, e onde, ainda mais, poderemos ir”.
Para projectar “a nossa identidade no país e no mundo”, Pedro Nascimento Cabral lembrou que, no espaço de dois anos, a Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu um ciclo de homenagens que “celebrou Gaspar Frutuoso, Teófilo Braga e Natália Correia”, entre outros protagonistas que enriqueceram a história açoriana.
Além do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, a sessão de apresentação do Prémio Vitorino Nemésio teve a participação do Presidente da ALRAA, Luís Garcia, do Presidente do Júri, Eduardo Ferraz da Rosa, e da curadora do prémio, Manuela Bulcão.
O Prémio Literário Vitorino Nemésio visa homenagear o legado do prestigiado escritor açoriano e incentivar a produção literária nos Açores, em todo o país, junto das comunidades e, igualmente, nos países de língua oficial portuguesa.
Com periodicidade anual, o prémio garante ao vencedor um valor pecuniário de 2 500,00 euros, bem como a publicação de até 300 exemplares da obra.
Vitorino Nemésio nasceu a 19 de Dezembro de 1901, na ilha Terceira, e faleceu em 20 de Fevereiro de 1978, em Lisboa. Notabilizou-se enquanto escritor, poeta, cronista, ensaísta e professor, sendo também lembrado pelas reflexões e estilo único com que conduziu o programa ‘Se bem me lembro’.

Edit Template
Notícias Recentes
Francisco César denuncia apoio do Chega às tarifas dos EUA que afectam os produtos açorianos
Câmara Municipal de Ponta Delgada aprova voto de pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco
Comissão Nacional de Eleições recomenda ao Governo açoriano que retire publicidade institucional da sua visita à ilha do Pico
Hospital CUF Açores anuncia reforço da aposta no tratamento do cancro da mama
Preços das casas nos Açores sobem em menor percentagem
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores