A escritora e investigadora do Brasil, descendente de açorianos, Lélia Nunes, acaba de ser nomeada pelo Governador de Santa Catarina, Diretora do Património Cultural do Estado de Santa Catarina.
Lélia Nunes, colaboradora regular do “Diário dos Açores”, tem dinamizado várias iniciativas de relacionamento entre aquele Estado e os Açores, sendo também profunda conhecedora das nossas ilhas, onde fez trabalho de investigação sobre o Espírito Santo e as suas influências naquele estado brasileiro.
Lélia Nunes foi, recentemente, a curadora do projeto “Viva Açores, conhecer é viver”, projeto que foi levado a cabo no Estado de Santa Catarina pelo Grupo ND, TV.
Um projeto, de iniciativa privada, que pretendeu assinalar os 275 anos da chegada dos primeiros açorianos a este estado brasileiro.
Ainda há poucos dias Lélia Nunes esteve em S. Jorge, a convite do município das Velas, onde apresentou uma comunicação (ver foto).
O momento serviu para a investigadora falar da influência açoriana no processo de colonização no Brasil, sobretudo no Sul do Brasil, descendente dos primeiros povoadores açorianos do Vale do Rio Tubarão, ali estabelecidos entre 1773 e 1774, entregando ao Presidente do Município o relatório deste projeto que, segundo Luís Silveira, pretende fazer os caminhos do mar e unir mundividências e identidade cultural, abrindo portas e novos horizontes entre o Arquipélago dos Açores e Santa Catarina, em que se possa registar uma intensificação do turismo entre ambos, convidando os Catarinenses a conhecer, viver e valorizar a Cultura Açoriana e os Açorianos.