Edit Template

Qualidade dos serviços dos SMAS no abastecimento de água com nota excelente

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada (SMAS), no âmbito da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), registaram um excelente desempenho face à avaliação da qualidade dos serviços no abastecimento de água.
Das 19 entidades gestoras (EG) da Região Autónoma dos Açores, os SMAS, junto com a Praia Ambiente EM, são as únicas EG que apresentaram dados para todos os 18 indicadores que permitem uma adequada avaliação da qualidade dos serviços prestados, sendo também a única EG que define procedimentos com vista à recolha e tratamento dos dados a reportar à ERSARA.
No âmbito da reabilitação de condutas, designadamente, ao nível da sustentabilidade da gestão do serviço em termos infra-estruturais, constata-se que estes SMAS não só obtiveram um bom resultado como, também, são a única EG que cumpre com as exigências definidas neste indicador, nomeadamente, no que respeita à existência de uma prática continuada de reabilitação das condutas, por forma a assegurar a sua gradual renovação, e uma idade média aceitável da rede. A auditoria realizada pelo Tribunal de Contas enquadra-se no Plano Estratégico Trienal 2023-2025, no eixo prioritário 1.9, no âmbito do objectivo estratégico 1 tendo como objectivos verificar se a regulação da qualidade do serviço de abastecimento público de água para consumo na Região Autónoma dos Açores é suportada por um sistema de avaliação que permite a recolha e divulgação de informação sobre os serviços prestados pelas entidades gestoras, e se contribui para a melhoria dos níveis desse serviço público essencial.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores