O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada irá acolher amanhã, 5 de Dezembro, pelas 18h30, o lançamento do Catálogo da exposição Glimpse Collection.
Com este ato, Fátima Mota e João Silvério irão abordar aspectos relacionados com o coleccionismo de arte contemporânea e apresentarão o conceito que norteou a produção do referido catálogo e a sua relação com a montagem da exposição, que poderá ser visitada até 7 de Janeiro neste mesmo espaço municipal, “Glimpse Collection: 1.º Andamento”.
Fátima Mota, que é uma das responsáveis pela apresentação pública deste catálogo, iniciou a sua colecção de arte na década de 80 do século passado, juntamente com António Macedo, e em 2000, ambos fundaram a galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, que celebra um quarto de século de existência em 2025.
Outro dos responsáveis por esta iniciativa é João Silvério, um Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa e curador da colecção de arte contemporânea da Fundação PLMJ.
Quanto ao seu percurso, entre 1998 e 2019, João Silvério foi curador da colecção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, iniciou a sua actividade como curador em projectos independentes, em 2003, criou o projecto independente “EMPTY CUBE”, em 2007, foi Presidente da Secção Portuguesa da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, de 2013 a 2015, e em 2018, fez nascer a editora independente “emptycube_reader”.
Recorde-se que este Catálogo tem como temática uma exposição que reúne 36 obras de artistas como: Ana Vidigal, Arpad Szenes, Carlos Correia, Catarina Leitão, Cristina Ataíde, Graça Morais, Helena Almeida, Isabel Garcia, João Queiroz, José Loureiro, José Pedro Croft, Júlio Resende, Maria José Oliveira, Martinho Costa, Nuno Campos, Patrícia Garrido, Paula Rego, Paulo Brighenti, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Saraiva, Rui Chafes, Sofia Areal e Vieira da Silva.