O centro histórico da cidade acolhe a 14 de Dezembro a 60.ª Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, uma prova que o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada quer “que passe a ser uma referência no panorama nacional e um exemplo para este género de provas, que decorrem um pouco por todo o país”.
O evento foi apresentado em conferência de imprensa e na ocasião o responsável autárquico vincou que “para além do orgulho que nós temos em apoiar e acolher a maior corrida dos Açores e uma das mais míticas provas de fim de ano realizadas em Portugal, queremos e continuamos a apostar em iniciativas, que trazem projecção e tornam esta época, em que celebramos o natal e a passagem de ano, ainda mais especial e convidativa para visitar e desfrutar Ponta Delgada, a par de outras cidades do país e da Europa”.
Pedro Nascimento Cabral, acompanhado pelo Presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, André Garcia, e do embaixador desta prova, Nelson Évora, medalha de ouro dos Jogos Olímpico, de 2008, em Pequim, e Campeão do mundo em Triplo Salto em 2007, reforçou que “a comemoração deste 60.º aniversário da Corrida de São Silvestre tem um significado muito especial. Ao longo de 60 anos esta prova atravessou inúmeras gerações e está consolidada. Ponta Delgada nesta 60.ª edição evidencia todo o apoio, todo o carinho e envolvência que a nível autárquico temos manifestado para que esta tradição se mantenha. É nossa função receber, aprimorar e abrilhantar esta prova, hoje, aqui, com a presença de Nelson Évora e amanhã com os campeões e organizações futuras”.
O Presidente da Câmara Municipal aproveitou também para dar as boas-vindas a Nelson Évora “que irá com certeza trazer mais projecção mediática a esta iniciativa” e referir que “as nossas ruas citadinas, com a sua iluminação e o seu ar natalício, já estão, mais uma vez, prontas para receber a segunda corrida de São Silvestre mais antiga do país, para que haja um convívio entre os atletas, uma cumplicidade inter-geracional característica e uma missão de inclusão, que é considerada por nós louvável”.
Ao Presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, André Garcia, ficou a responsabilidade de apresentar, aos jornalistas, o programa desta 60.ª edição, onde “a festa vence a corrida, honra-se o passado, marca-se o presente e potencializa-se o futuro”.
“A São Silvestre de Ponta Delgada é um evento com alma, carisma, corpo, brilho e sem a qual o Natal nesta cidade não seria o mesmo. Por isso mesmo, a tudo o que de bom já foi feito, quisemos fazer mais! Para além do habitual percurso dos mais novos com 1.300 metros, teremos um percurso de corrida com 6.200 metros e uma caminhada 5.500 metros, melhorados e renovados”, realçou.
André Garcia aproveitou para avançar que “estão previstos 300 atletas vindos do continente português”, “8 atletas paralímpicos que tiveram em Paris a competir” e “até ao momento estão inscritos 1.400 atletas para esta prova” que se realiza a 14 de Dezembro, pelas 18h30, na cidade de Ponta Delgada.
O dirigente desportivo que está na frente da organização da Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada também agradeceu publicamente a todos os que tornam este evento possível, desde a autarquia e os restantes patrocinadores, ao atleta Nelson Évora, que “aceitou, prontamente, o nosso convite e se disponibilizou para a missão social deste evento percorrendo várias escolas, partilhando a sua história e a sua experiência”.
Ainda no âmbito deste evento, que transforma Ponta Delgada em capital do atletismo, o embaixador desta 60.ª edição, Nelson Évora, comentou “sentir-se honrado de ser convidado e de estar presente nesta prova, que pretende no futuro voltar e participar nesta experiência única”.
Na ocasião o atleta também mostrou-se encantado com a beleza e o património da maior cidade dos Açores: “Sou apaixonado por Portugal! Temos muita sorte de termos lugares tão bonitos e cheios de história, como é o caso de Ponta Delgada. É a primeira vez que cá estou e sinto-me maravilhado como uma criança na Disney”.