Edit Template

“Workshop Viola Micaelense” arranca na Ribeira Quente no próximo fim-de-semana

O “Workshop Viola Micaelense” irá ter o seu arranque no fim-de-semana de 14 e 15 de Dezembro, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, com o formador Rafael Carvalho e com os tocadores de Viola da Terra e Violão do Grupo Folclórico São Paulo.
O workshop será direcionado para a postura do corpo, posição das mãos, técnica de execução com o polegar, exercícios de digitação da mão esquerda, trabalhando e desenvolvendo essas técnicas em algumas peças que os tocadores costumam interpretar. Numa segunda fase, uma tentativa de introdução de outras melodias, que tragam mais variedade e riqueza ao repertório já conhecido, bem como introdução à leitura de partituras nos contextos onde for pertinente.
O objectivo desta iniciativa da Associação de Juventude Viola da Terra é de promover workshops em todos os Concelhos da Ilha de São Miguel, iniciando na Freguesia sede da Associação, mas passando por todos os Concelhos até ao primeiro semestre de 2025, proporcionando um acesso à formação mais próxima das pessoas que estejam interessadas em frequentar os mesmos, algo que tem sido apontado como uma lacuna, por tocadores e grupos ao longo dos anos.
Os workshops culminam com uma apresentação musical dos formandos, direcionada para a comunidade e público em geral, e ainda com concerto em torno do repertório do álbum “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres”, com o intuito de dar a conhecer essa enorme diversidade e riqueza de repertório, muitas vezes desconhecida das pessoas.
A 14 e 15 de Dezembro, a iniciativa é direcionada para os tocadores do Grupo Folclórico São Paulo, culminando com apresentação musical no dia 15 de Dezembro, pelas 16:00, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, sendo de entrada livre.
Associação de Juventude Viola da Terra convida, ainda, todos os interessados em experimentar a Viola da Terra pela primeira vez, a comparecer no local entre as 15:00 e as 16:00, do próximo Domingo, 15 de Dezembro, onde poderão experimentar a Viola e ter esse contacto com a sua sonoridade.
O evento é uma iniciativa e organização da Associação de Juventude Viola da Terra em colaboração com o Grupo Folclórico São Paulo, contando com o apoio logístico do Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente e com o apoio do Governo dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores