Edit Template

Paulo N. Cabral organiza Congresso Europeu de Jovens Agricultores

O eurodeputado açoriano do PSD, Paulo do Nascimento Cabral, foi o coorganizador principal do 10.º Congresso Europeu dos Jovens Agricultores, o maior evento europeu dedicado aos jovens, reforçando que estes “são o futuro do setor agrícola” e mostrando-se honrado por poder “continuar o trajeto do Eurodeputado Nuno Melo, que em parceria com as organizações de agricultores, desde logo a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), conceberam a ideia e transformaram-na no sucesso que hoje todos reconhecemos”.
Paulo do Nascimento Cabral referiu que os dados recentes da Comissão Europeia revelam um setor agrícola envelhecido. “57% dos agricultores na União Europeia têm mais de 55 anos, a idade média dos agricultores em Portugal é de 64 anos, e apenas 6,5% têm menos de 35 anos, o que evidencia a necessidade urgente de tornar o setor mais atrativo para os jovens. É por isso que pretendemos falar hoje dos desafios da renovação geracional no setor agrícola. Atrevo-me a dizer que mais do que renovação, precisamos é agregação. Trazer mais jovens para o setor e não substituir os existentes por outros”, reforçou.
“Estamos num momento crítico da União Europeia e o setor agrícola é novamente chamado a desempenhar um papel fundamental. Precisamos de reforçar os pagamentos diretos, melhorando o rendimento dos agricultores, e precisamos de maior transparência na formação dos preços”, reiterou o Deputado ao Parlamento Europeu, referindo “um estudo já com alguns anos, de que por cada 100€ gastos em produtos agroalimentares, apenas 8€ chegavam aos agricultores. Isto tem de mudar, e temos de reforçar o papel do agricultor na cadeia de abastecimento alimentar”.
Além disso, defendeu que “todos os serviços ambientais que os agricultores prestam, que não estejam relacionados com a produção sustentável de alimentos, devem ser retirados da PAC e devidamente remunerados, através de fundos relacionados com o ambiente”.
O Congresso contou com a presença e intervenção do novo Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, e foi registado o maior número de participantes em 10 anos de evento com a presença de mais de 500 agricultores de toda a União Europeia, entre os quais estava uma delegação portuguesa de mais de 50 agricultores e dirigentes agrícolas de Portugal Continental, Açores e Madeira, a convite do Eurodeputado do PSD.
“A significativa representação portuguesa no evento reflete a importância que o PSD atribui à valorização da agricultura e dos jovens agricultores em Portugal”, reiterou o eurodeputado.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores