Edit Template

Presidente do Hospital de Angra deixa cargo para assumir ULS da Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.
“O HSEIT vem por este meio agradecer publicamente todo o trabalho desenvolvido, nestes quase três anos, pelo presidente cessante do conselho de administração, Pedro Manuel Dias de Figueiredo Marques”, lê-se numa nota publicada na página da internet do hospital.
O PSD/Santarém saudara já, na segunda-feira, a nomeação de Pedro Marques como novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, depois de o anterior conselho de administração, liderado por Tatiana Silvestre, ter sido demitido, na Sexta-feira, pelo Ministério da Saúde.
Num comunicado com dois parágrafos, o Hospital da Ilha Terceira agradece “o profissionalismo, dinâmica e zelo” com que Pedro Marques “exerceu esta função, motivando todos aqueles que trabalharam de perto com ele”, desejando “os maiores sucessos para o futuro na sua vida profissional e pessoal”.
O gabinete de comunicação do HSEIT rejeitou prestar mais esclarecimentos sobre a saída do presidente do conselho de administração e sobre a sua substituição.
Já o gabinete da secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, disse que a titular da pasta se pronunciaria na próxima semana sobre este assunto.
Fonte da tutela assegurou, no entanto, que o hospital continuará “a funcionar normalmente” e que o gabinete está a acompanhar a situação, “prevendo reunir-se, ainda hoje (ontem), com os restantes membros do conselho de administração”.
O jornal O Mirante já tinha avançado com a possibilidade de Pedro Marques ser o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria, em outubro.
Na altura, questionada pela Antena 1/Açores, a secretária regional da Saúde e Segurança Social disse não ter conhecimento da saída de Pedro Marques do HSEIT.
“Não tive qualquer tipo de contacto da parte do senhor presidente do conselho de administração, no sentido de me dizer que está de saída dos Açores”, avançou Mónica Seidi, em declarações aos jornalistas, no dia 10 de Outubro.
Pedro Marques assumiu funções como presidente do conselho de administração do Hospital da Ilha Terceira em setembro de 2022, substituindo José Fernando Gomes, que pediu a demissão do cargo no final de maio desse ano, na sequência de acusações de favorecimento da mulher na nomeação como diretora de um departamento da unidade.
Natural da Madeira, Pedro Marques é licenciado em gestão, tem MBA em gestão de unidades de saúde e em ‘marketing’ executivo, bem como uma especialização em economia e gestão empresarial.
Foi também vereador do PSD em Abrantes, diretor executivo do agrupamento de centros de saúde de Serra d’Aire e Torres Novas e diretor dos centros de saúde de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.
Antes de tomar posse como presidente do HSEIT era responsável institucional pelas políticas públicas de saúde da Federação Europeia das Indústrias e Associações Farmacêuticas, em Bruxelas.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA quer poupar 65 milhões de euros com Plano de Sustentabilidade Financeira
S. Miguel entre as regiões do país mais caras para arrendar casa no ano passado
Açores batem novo recorde de passageiros desembarcados no ano passado
“Eurowings” vai ligar Dusseldorf a Ponta Delgada
Pescadores alertam governo para “desgraça” no sector
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores