Edit Template

Concerto com tochas ao luar no Convento de Santo António

O convento de Santo António encerra o seu programa de Natal com momentos especiais agendados para o dia 5 de Janeiro. Desde o dia 1 de Dezembro, a Câmara Municipal da Lagoa, através do Museu da Lagoa – Açores, tem promovido um programa de índole educativa e cultural, para além de alargar o tempo de abertura ao público de presépios e exposições para os fins de semana e feriados.
Recorde-se que, desde o dia 1 de Dezembro, o convento abriu as suas portas para visitas ao Núcleo Museológico do Presépio, Presépio Tradicional, com concepção de Emanuel Maré, Presépio das Grutas, e às mostras expositivas “Reinterpretando a arte bonecreira”, promovida pelo Tremor, em parceria com o Museu da Lagoa – Açores, e “Interpretação de obras da história de arte”, com peças executadas pelo bonecreiro residente João Arruda. Para além destas exposições, também, é possível visitar a exposição de pintura e fotografia de Paulo Damião e Wanderson Alves «O silêncio não morre», patente no salão nobre, até 24 de Janeiro, com interrupção do período entre 6 e 15 de Janeiro.
Assim, no próximo Domingo, 5 de Janeiro, a partir das 16h00, todos os interessados poderão visitar as exposições patentes, usufruindo, ainda, da experiência de pintar um boneco de presépio na oficina do bonecreiro, tendo o custo de 2€ por peça. Existem, ainda, oficinas livres e gratuitas de expressão plástica para as famílias.
Às 20h00, haverá um momento simbólico de congratulação e de anunciação pública da obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Municipal de Criação Literária, bem como a atribuição de menção honrosa. A obra “Ainda há vida lá fora?”, da autoria de Hélder Blayer, foi a vencedora da terceira edição do “Prémio Municipal de Criação e Investigação” da Câmara Municipal de Lagoa, tendo o júri deliberado, por unanimidade, atribuir uma Menção Honrosa à obra “Pandora”, da autoria de Henrique Sousa Bulhões. De relembrar que a terceira edição, dedicada à criação literária, teve como júri Anabela Cura, Pedro Almeida Maia e Telmo R. Nunes, três elementos externos à edilidade lagoense.
Pelas 20h15, o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, que já nos tem habituado à qualidade do seu trabalho, encerra o programa com um concerto diferenciador. «Cantigas com Tochas ao Luar» é o mote para uma rapsódia de música tradicional portuguesa. Ao longo do concerto, será servido vinho quente pelo Grupo de Escuteiros 1290 de Santa Cruz, momento organizado pela Junta de Freguesia de Santa Cruz.

Edit Template
Notícias Recentes
Santuário diocesano de Nossa Senhora da Paz assinala primeiro aniversário
Formação Coral Litúrgica para coralistas de São Miguel vai decorrer em Rabo de Peixe
Gasóleo mais caro e gasolina e gás butano descemde preço na entrada do novo ano
TC declara inconstitucionalidades em normas do regime de domínio público hídrico dos Açores
Três start-ups açorianas entre as que marcaram os 12 meses de 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores