O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, anunciou, ontem, a abertura oficial do período de candidaturas para a primeira edição do Prémio Literário Vitorino Nemésio, convidando escritores de toda a lusofonia a participarem “nesta celebração da criatividade em língua portuguesa”.
“Hoje damos início a uma oportunidade única para escritores de todo o país, das nossas comunidades e, igualmente, dos países de língua oficial portuguesa partilharem as suas obras, ideias e vozes literárias, num movimento que celebra a riqueza e a diversidade da nossa língua comum”, destacou o Presidente da Assembleia Legislativa.
As candidaturas estão abertas desde o dia de ontem, 6 de Janeiro, e decorrem até 7 de Março de 2025, num convite à participação de jovens talentos e autores consagrados, sendo que “o vencedor será anunciado em Junho de 2025, no âmbito das comemorações do Dia da Região”, ocasião em que a sua obra será destacada como “um contributo valioso para a literatura em língua portuguesa”, afirmou o Presidente do Parlamento açoriano.
O lançamento oficial do período de candidatura sucede uma série de apresentações do prémio realizadas no último trimestre do ano passado nos Açores, em Coimbra e em Lisboa, que reuniram diversas figuras da literatura, da cultura e da sociedade civil com ligação ao autor, “uma oportunidade que tivemos de destacar o simbolismo do prémio e a importância de homenagear a memória de Vitorino Nemésio”, afirmou o Presidente Luís Garcia.
As candidaturas podem ser enviadas até 7 de Março de 2025, em formato PDF e com pseudónimo para o endereço de email [email protected]. Para mais informações sobre o regulamento e condições de participação, os interessados devem consultar o site oficial da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em https://www.alra.pt/index.php/artigossite/1718.