Edit Template

Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários diz que Ponta Delgada “é exemplo” nas políticas dirigidas a animais de companhia

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica, visitou, ontem, o Centro de Recolha Oficial, tendo afirmado que as campanhas de sensibilização desenvolvidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada junto de escolas, bem como as políticas implementadas ao nível da gestão de animais errantes e de controlo reprodutivo devem ser tidas como “um exemplo” por parte de outros municípios.
“Ponta Delgada é um bom exemplo e importa destacar os bons exemplos para que se possa inspirar outros municípios a fazerem igual”, afirmou, relevando o facto de o investimento da autarquia em termos de promoção do bem-estar animal não se limitar ao Centro de Recolha Oficial.
Numa visita em que foi acompanhado pelo Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e pelo Vice-Presidente, Pedro Furtado, o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Médico Veterinário Municipal, Vergílio Oliveira, enquanto autoridade sanitária local.
Pedro Nascimento Cabral realçou que todo o investimento da autarquia é realizado “com responsabilidade”, mas também com a necessária “consciência ética” de que a saúde e bem-estar dos animais têm de ser salvaguardadas.
O autarca deu nota de que o Centro e Recolha Oficial tem tido uma acção inestimável ao nível da adopção de animais, salientando ainda as campanhas de esterilização gratuitas, bem como o importante trabalho feito na identificação de animais, desparasitação e vacinação por parte deste serviço municipal.
Refira-se que, entre 2022 e 2024, o CRO garantiu que 2550 cães e gatos fossem adoptados, assegurando também a identificação electrónica a perto de 1100 animais.
Durante o mesmo período, realizou 4076 esterilizações.
Recorde-se que o Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada foi o primeiro nos Açores a realizar campanhas de esterilização gratuita. Desde 2016 até 2024 procedeu à esterilização de 10 717 animais.
Outro dado relevante é o de, nos últimos nove anos, ter assegurado a adopção de um total de 9169 animais.

Edit Template
Notícias Recentes
Detido pessoa pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes no Livramento
Ponta Delgada felicita Universidade dos Açores pelos seus 49 anos
Câmara da Povoação atribuiu recolha de lixo à mesma empresa durante 10 anos sempre por ajuste directo
Mais de 300 professores e 230 assistentes operacionais estão de baixa nos Açores
Partidos da coligação propõem isenção de pagamento de direitos de partituras
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores