Edit Template

BE defende integração dos “contratados covid”

O Bloco de Esquerda anunciou que o Tribunal do Trabalho de Ponta Delgada decidiu que os trabalhadores contratados para os hospitais ao abrigo dos chamados ‘contratos covid’ têm o direito a ser integrados por conversão automática e não por concurso, e que o tempo de serviço tem que ser contabilizado.
O Bloco defende que, perante esta decisão – que, para já, abrange apenas os três trabalhadores que levaram o processo a tribunal – o Governo Regional tem que converter os contratos das centenas de trabalhadores que estão em situação idêntica, integrando-os e reconhecendo integralmente o seu tempo de serviço.
“Estes trabalhadores foram essenciais para garantir o funcionamento do Serviço Regional de Saúde durante a pandemia e a permanência dos seus contratos precários muito após o fim da pandemia – oficialmente decretado pela Organização Mundial de Saúde em Maio de 2023 – mostra que continuam a ser importantes para dar resposta às necessidades do serviço público de Saúde”, refere.
“A decisão do Tribunal hoje conhecida mostra também que o Bloco tinha razão quando defendeu a justiça e legalidade da integração automática dos trabalhadores dos hospitais da Região que estavam nesta situação”, acrescenta.
O Bloco diz que a decisão demonstra a má decisão do Governo Regional da coligação, que inclusivamente obrigou o anterior conselho de administração do HDES a reverter a decisão de integrar automaticamente estes trabalhadores, que até já tinha sido comunicada internamente aos próprios trabalhadores.

Edit Template
Notícias Recentes
Há um filho de família açoriana que foi desalojado pelo incêndio em Los Angeles
Hospital Modular pronto no final de Janeiro
Sete municípios dos Açores candidatam-se a Cidade Europeia do Vinho
Açores e Madeira registam melhoria no saldo orçamental, segundo o Conselho de Finanças
Paulo Teixeira investe em armazém com mais de 250 mil garrafas de vinhos em S. Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores