Edit Template

Mais de 300 professores e 230 assistentes operacionais estão de baixa nos Açores

O Governo Regional dos Açores divulgou dados sobre as baixas médicas no setor da educação, em resposta a um requerimento do Chega/Açores.
Atualmente, 308 professores e 233 assistentes operacionais encontram-se de baixa médica na região.
No início do ano letivo 2024/2025, em Setembro, os números eram ligeiramente inferiores, com 224 docentes e 220 assistentes operacionais ausentes por motivos de saúde.
O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, esclareceu que todas as baixas dos professores são superiores a 30 dias.
No entanto, o governo não dispõe de informações desagregadas sobre possíveis casos de baixas fraudulentas.
O líder parlamentar do Chega/Açores, José Pacheco, manifestou preocupação com a situação, lamentando a falta de informação sobre baixas fraudulentas nas escolas da região. Pacheco defende a necessidade de denunciar situações suspeitas e responsabilizar médicos que possam emitir baixas sem consultar os pacientes.
O deputado alertou ainda para o problema da falta de professores nos Açores e em todo o território nacional, criticando a prática de alguns docentes que supostamente apresentam baixa médica para evitar colocações em outras ilhas.
O Governo Regional esclareceu que, em casos suspeitos de fraude, pode haver intervenção de uma junta médica, cabendo ao dirigente do serviço fundamentar o pedido, como acontece nos demais serviços da Administração Pública Regional.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores