Edit Template

Sindicato dos Pilotos destaca esforços na gestão da SATA

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) destacou o diálogo com o Governo dos Açores e a administração da SATA para “esforços conjuntos” que assegurem o “futuro sustentável” da companhia e a valorização dos trabalhadores
“O SPAC valoriza estas reuniões com o Governo Regional e com a Administração da SATA, destacando os esforços conjuntos verificados na gestão global do grupo e nos processos relacionados com a privatização da Azores Airlines. Este diálogo demonstrou o empenho de ambas as entidades para assegurar o futuro sustentável da companhia”, assinala o sindicato, em comunicado.
A nota surge no âmbito de várias reuniões que a direção do SPAC está a manter esta semana na região, em que “reafirma o seu compromisso na defesa dos interesses dos pilotos e da sustentabilidade do grupo SATA, crucial para a economia regional e nacional”.
Uma delegação do SPAC, liderada pelo seu presidente, Hélder Santinhos, manteve encontros com pilotos e reuniu com o conselho de administração da SATA, presidido por Rui Coutinho, e com representantes do Governo açoriano, nomeadamente o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Segundo o sindicato, entre os temas em destaque nas reuniões estiveram a privatização da Azores Airlines, a sustentabilidade financeira do grupo de aviação, o assegurar das obrigações de serviço público e o cumprimento do Acordo de Empresa.
O SPAC garante que vai continuar “a acompanhar de perto” todos os desenvolvimentos, defendendo a importância “estratégica” da SATA para “a coesão territorial e o desenvolvimento económico dos Açores e de Portugal”.
“Embora atento aos desafios financeiros do grupo, o SPAC mantém uma postura construtiva e mostrou-se empenhado em colaborar para a estabilidade e crescimento das suas companhias aéreas”, lê-se na nota.
Em todas as reuniões mantidas, o SPAC garante ter partilhado como prioridades “a preservação da qualidade do serviço de mobilidade, a valorização dos trabalhadores e o cumprimento dos compromissos assumidos com os pilotos da SATA”.
Os dirigentes do SPAC visitaram também as instalações da SATA e a área de tripulações do aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, e acompanharam alguns voos da SATA Air Açores, responsável pelas ligações aéreas entre as nove ilhas do arquipélago, sublinhando que muitas vezes estas operações aéreas são realizadas “em condições atmosféricas adversas e desafiantes”, obrigando os pilotos a demonstrarem “a sua elevada competência, destreza e profissionalismo”.
O presidente do conselho de administração da SATA, Rui Coutinho, também sublinhou a forma “transparente e pacífica” mantida nas reuniões com o sindicato que, segundo o responsável, colocou “algumas questões relativamente ao futuro dos recursos humanos da empresa, questões operacionais e sobre a privatização da Azores Airlines”.
“É assim que temos estado com os nossos parceiros sociais e com as comissões de trabalhadores, de uma forma transparente. Temos tido uma boa relação com os nossos parceiros sociais e pretendemos continuar a ter”, disse Rui Coutinho, à margem da apresentação do plano de sustentabilidade financeira da SATA.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores