Edit Template

Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima nos Açores

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no Arquipélago dos Açores a partir da madrugada de Domingo, 7 de Dezembro, e as 18h00 de Segunda-feira, 8 de Dezembro, alertam a Autoridade Marítima Nacional e Marinha.
A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros, com um período médio a variar entre os 16 e os 17 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, com uma intensidade média até 65 km/h e rajadas até 117 km/h, desenvolvendo para uma situação ciclónica.
Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução.
Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de actividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adopte uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.
Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Edit Template
Notícias Recentes
Conselho Económico e Social alerta para prazos e impacto efectivo dos investimentos do PRR
PPM defende pressão contínua sobre a República para avançar com nova cadeia de Ponta Delgada
Detenção de suspeito de violência doméstica nas Velas
Aprovada correcção de tarifas para portos e núcleos de pesca na Região
Henrique Fonseca atinge as meias-finais na 3.ª Jornada Nacional de Seniores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores