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SATA quer reforçar voos para Faial e Pico mas não há ‘slots’ disponíveis em Lisboa

A SATA Azores Airlines pretende reforçar a sua operação entre Lisboa e os aeroportos do Faial e Pico, mas não há ‘slots’ disponíveis no aeroporto de Lisboa – soube o nosso jornal de fonte segura.
Quando um aeroporto se torna congestionado – ou seja, quando se encontra na sua capacidade máxima na maior parte das horas em que opera –, as normas internacionais ditam que esse aeroporto passe a ser coordenado através da atribuição de faixas horárias específicas de aterragem e descolagem às companhias que nele operam. Essas faixas horárias chamam-se “slots”.
A atribuição de ‘slots’ é um quebra-cabeças no aeroporto de Lisboa, com várias companhias a solicitarem o respectivo acesso, mas os poucos que vão encontrando disponíveis são a horas que as companhias e os passageiros não desejam, ou seja madrugada dentro.
O nosso jornal sabe que o reforço de ‘slots’ solicitados pela SATA ocorreu a meados de Dezembro passado, mas está sendo difícil atender ao pedido.
Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, tinha anunciado, em novembro, um aumento de voos para as ilhas do Faial, Pico e Terceira e acrescentou que iria proceder a um “estudo rigoroso” sobre as ligações interilhas.
“Já pedimos à SATA para fazer uma avaliação das necessidades. Temos autorizado muitos voos interilhas extraordinários, mas é preciso fazer o estudo rigoroso porque, efetivamente, já disse, há o Faial a pedir voos, há o Pico a pedir voos e há a Terceira a pedir voos”, adiantou Berta Cabral.

Estudo sobre pista do Pico
só no dia 30

Entretanto, segundo soube também o nosso jornal, o estudo complementar mandado efectuar pelo governo sobre os cenários para ampliação da pista d a ilha do Pico só vai ser entregue no dia 30 deste mês.
A empresa que está a efectuar o estudo, com base no primeiro estudo já efectuado, pediu a prorrogação do prazo para entrega do documento, que deveria estar concluído no final de Dezembro.
Recorde-se que o Presidente do Governo disse, numa visita ao Pico, que a ampliação da pista do aeroporto vai estar dependente do estudo, rejeitando tomar “decisões precipitadas e estúpidas”.
”No novo estudo, que no caso apontam para a eventual necessidade de reorientação da pista, (é preciso) ver que potencial é que tem. Nós queremos sempre o melhor, mas tomar decisões precipitadas e estúpidas é que não farei porque elas custam dinheiro”, declarou José Manuel Bolieiro.
Questionado se mantém o compromisso de aumentar a pista, o presidente do Governo Regional respondeu que o executivo está a “trabalhar para ver a modalidade” que assegura a “melhoria da operabilidade” da ilha.
A 15 de julho, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas anunciou que a ampliação da pista do aeroporto do Pico em mais 700 metros ia provocar “mais obstáculos” do que os que existem atualmente, segundo um estudo.
Quinze dias depois, foi anunciado a adjudicação de um estudo complementar com vista à ampliação da pista daquele aeroporto.
O presidente do Governo dos Açores garantiu que esse estudo complementar vai permitir “conhecer o potencial” da extensão da infraestrutura.
“O primeiro estudo implicava um simples prolongamento da atual pista que não dava garantias de favorecer a operabilidade da pista”, vincou.
Opinião diferente tem o Grupo Aeroporto do Pico, referindo os dados “comprovam que a ampliação da pista do Aeroporto do Pico, no arquipélago e Região Autónoma dos Açores (Portugal), para Oeste em 690 metros é possível, com comprováveis benefícios para a sua operacionalidade e sem necessidade de rotação do eixo da pista”.
Para o GAPix, em reacção já publicada neste jornal, “a ampliação da pista do Aeroporto do Pico é técnica e operacionalmente possível, falta ser politicamente exequível”, alegando que os obstáculos identificados pelo executivo condicionam a operacionalidade.

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