Edit Template

Açorianos com Certificados de Aforro ressarcidos de montantes retidos em excesso

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz revelou ontem que “os açorianos com Certificados de Aforro já estão a ser ressarcidos dos montantes retidos em excesso, repondo-se assim a justiça fiscal para cerca de sete mil aforradores com domicílio fiscal na Região”.
O social-democrata mostrou agrado “pelas mensagens e contatos recebidos de pessoas a dizerem que já receberam o que lhe era devido, como tantas vezes alertamos e pedimos para que a sua situação fosse corrigida, sem que o anterior Governo da República – do PS – tomasse qualquer medida”, adiantou.
Em causa estava “o diferencial fiscal na retenção de IRS sobre os rendimentos de Certificados de Aforro e de Tesouro para quem tem residência fiscal nos Açores”, uma questão “que o atual Governo da República da – AD-Aliança Democrática – entendeu logo, tendo-se prontificado para trabalhar numa solução, que já está em prática”, disse Paulo Moniz.
“Assim, foi finalmente reposta a justiça fiscal para cerca de sete mil açorianos”, que viram ser aplicada a “tributação correta dos seus Certificados de Aforro, mediante uma taxa de retenção na fonte reduzida”, explicou o deputado.
Recorde-se que Paulo Moniz já tinha visto ser-lhe dada razão neste assunto pelo anterior governo socialista da República, em 2023, “mas, mesmo reconhecendo o erro, aquele Executivo não garantiu a correção, delegando aos visados a responsabilidade de apresentarem queixas se assim entendessem”.
“O então Ministro das Finanças socialista não estava sequer a par da situação, pelo que se lamenta a perda de tempo acontecida, face a uma situação que só foi debelada com a entrada em funções do atual Governo da República, liderado por Luís Montenegro”, afirmou o deputado do PSD/Açores.
Paulo Moniz lembra ainda que “a estreita colaboração com o Ministério das Finanças permitiu avançar com uma metodologia de resolução que cria uma tributação correta, com as retenções na fonte referentes a rendimentos de 2024 a terem um acerto dos valores, sendo devolvido o excesso aos aforradores residentes nos Açores e que atualizarem a sua residência fiscal”, concluiu.

Jornadas parlamentares
em Santa Maria

Os deputados do PSD/Açores reúnem a partir de Quarta-feira, dia 22 de Janeiro, em jornadas parlamentares na Ilha de Santa Maria, até Sexta-feira, dia 24 de Janeiro.
“Uma Ilha de oportunidades” é o tema que serve de mote para a visita dos parlamentares social-democratas para conhecer de perto a realidade de Santa Maria, a par da análise e a avaliação do investimento público e privado realizado.
Durante três dias de trabalho, os parlamentares social-democratas vão reunir com diversas instituições e empresas, das quais destacam-se os setores social, da economia espacial, transportes marítimos, turismo, entre outros.
Quarta-feira, às 9h00, as jornadas parlamentares arrancam com uma visita à sede da Agência Espacial Portuguesa, sendo que os deputados estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social no final do encontro.
As jornadas culminam Sexta-feira, dia 24 de Janeiro, com uma visita à Variante da Vila do Porto, onde serão apresentadas também as conclusões do trabalho realizado, pelas 10h30.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores