Edit Template

BE questiona recusa de consultas pelo HDES

O Bloco de Esquerda considera que as situações de recusa de consultas de especialidade pelo Hospital de Ponta Delgada (HDES) quando indicadas pelos médicos de família “parecem querer limitar o acesso dos utentes”.
Em requerimento dirigido ao governo regional, o Bloco pergunta quais os novos critérios de referenciação, quem os decidiu e se estão a ser aplicados nos três hospitais.
No passado dia 18 de Janeiro de 2025, o jornal Correio dos Açores noticiou que o HDES “está a devolver aos médicos de família pedidos para os seus utentes serem atendidos por médicos especialistas hospitalares”.
De acordo com a administração do hospital, “os pedidos de consulta referenciados pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar são triados e devolvidos quando não reúnem critérios de referenciação hospitalar”. Após a devolução é solicitado que o médico proceda a reavaliação do doente.
O Bloco não compreende porque é que a avaliação clínica dos médicos de família está a ser colocada em causa, obrigando a uma reavaliação, e considera que é fundamental garantir que os médicos de família não se sintam pressionados a não referenciar os doentes para uma consulta de especialidade, porque isso pode colocar em causa o acesso a cuidados de saúde essenciais para os doentes.
Por isso, o Bloco quer saber se houve alguma alteração aos critérios de referenciação para consulta de especialidade hospitalar no Serviço Regional de Saúde ou em algum dos hospitais que justifique as recusas de consulta de especialidade que foram noticiadas.
O partido solicita também o envio, por parte do governo, de cópia do protocolo de orientação para a realização da triagem que é feita aos pedidos de consulta de especialidade provenientes dos médicos de família e solicita o envio de dados referentes ao número de consultas de especialidade referenciadas pelo médico de família desde o início de 2023, por mês, em cada hospital, conclui o comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores