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Açores captam espanhóis na Feira de Turismo de Madrid

Os Açores estão em força na 45ª Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que termina domingo.
O espaço do Turismo de Portugal na Feira, é o maior de sempre, com 1.700 metros quadrados, e conta com a presença de 120 empresas, mais quatro que em 2024.
A participação portuguesa está distribuída por dois espaços no Pavilhão 4 do recinto da IFEMA.
Um dos espaços tem 880 metros quadrados para as Agências Regionais de Promoção Turística do Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.
O segundo espaço tem 764 metros quadrados para entidades e associações municipais.
No total, o Turismo de Portugal ocupa uma área na FITUR com cerca de 1.700 metros quadrados (mais 500 metros quadrados que há um ano) e conta com a presença de 120 empresas, das sete regiões de turismo do país e de entidades e associações municipais.
Numa entrevista feita pela organização, Maria de Lurdes Vale, directora do Turismo de Portugal em Espanha, afirmou que o objectivo da participação portuguesa é “dar a conhecer Portugal, um destino que tem novidades para revelar todos os anos”.

Portugal conta com os Açores para crescer mais

O Governo da República espera que o setor do turismo cresça entre 2 e 5% este ano, depois dos números recorde de 2024, disse o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
“Os 30 milhões de estrangeiros que tivemos em 2024, os 27 mil milhões de euros de receitas que arrecadámos em 2024, estimamos que possam ter um crescimento na ordem dos 2 a 5% em 2025”, afirmou Pedro Machado, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), considerada uma das maiores do mundo.
O secretário de Estado realçou, em declarações a jornalistas, que Portugal está “a fazer uma aposta muito séria no alargamento” dos mercados internacionais de origem dos turistas que visitam o país e referiu o objetivo de reforço do Brasil e dos Estados Unidos da América, com “novas companhias aéreas que já estão a vender as suas viagens em Portugal”.
“Portugal não tem turistas a mais, temos sim alguma pressão, é bom reconhecê-lo, em alguns pontos, que é preciso mitigar com a gestão e a coordenação desses fluxos. Mas quando olhamos as sete regiões de norte a sul, quando pensamos nos Açores e a Madeira, nós temos capacidade de continuar a crescer”, defendeu.

Mito urbano responsabilizar
turismo pela crise
da habitação

Para o secretário de Estado, é “um mito urbano” atribuir ao turismo a “responsabilidade direta” dos problemas de acesso à habitação em Portugal e “dizer que a pressão turística de alguma forma está a ameaçar o crescimento e a sustentabilidade dos territórios”.
“Há regiões em Portugal cuja taxa de ocupação [turística] média fica aquém dos 50%, o que significa que há uma margem para crescer”, insistiu, dizendo que o país “precisa sim de uma política de habitação efetiva”, que “está a acontecer na parte do Ministério das Infraestruturas”, e também “de consolidar e tratar bem a agenda da sustentabilidade”, o que inclui a “distribuição de fluxos turísticos pelos territórios”, tentando, por exemplo, levar mais visitantes ao interior e mitigar a pressão em zonas do litoral.
Em relação a Espanha, onde hoje arrancou a edição anual da FITUR, Pedro Machado afirmou ser “um mercado particularmente importante”, que gerou mais de 10% das receitas do turismo português em 2024 e foi origem de 2,8 milhões de turistas no ano passado.
Também em relação a Espanha o objetivo é crescer em 2025 “e chegar aos três milhões de espanhóis a visitarem e a estarem em Portugal”, afirmou, realçando que há já uma “boa perspetiva” para ser alcançado esse número.
Na feira de turismo espanhola, Portugal vai apresentar a nova campanha “Portugal, uma receita por escrever”, e que “destaca a gastronomia como expressão da história, cultura e tradição do país”.
“A campanha convida todos a explorar Portugal através dos sabores e experiências gastronómicas únicas. Dirigida ao público nacional e internacional, especialmente aos mercados de Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido, a campanha será divulgada em plataformas digitais, como Facebook, Instagram, YouTube e Connected TV”, revela o comunicado do Turismo de Portugal.

Espanha é o terceiro mercado emissor de turistas para os Açores

A Espanha é o terceiro mercado emissor de turistas para os Açores, analisando os números conhecidos de Janeiro a Novembro de 2024, faltando fechar o mês de Dezembro para se conhecer o ano.
Com efeito, naquele período, os espanhóis são responsáveis por 410 mil dormidas, um crescimento de 35%, um dos maiores do ano passado.
Com mais dormidas do que os turistas espanhóis, os Açores registam os Estado Unidos, com 465 mil dormidas (crescimento de 14%), seguindo-se a Alemanha, com 441 mil dormidas (crescimento de cerca de 6%).

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