Edit Template

Câmara do Comércio de Angra congratula-se com correcção de erros do PRR

A Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH), congratulou-se com a recente decisão do Governo Regional em propor à República a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
“A reestruturação do PRR, com o redirecionamento de 75 milhões de euros, é um passo na direção certa, sendo fundamental que estas verbas contribuam efetivamente para robustecer tanto o Serviço Regional de Saúde quanto o sistema elétrico da região, promovendo-se mudanças estruturais necessárias”, defende a Câmara do Comércio.
Em comunicado, a associação empresarial, presidida por Marcos Couto, critica a conceção inicial do PRR, porque “falhou em atender às reais necessidades e especificidades das economias europeias, em particular das regiões ultraperiféricas como os Açores”.
O desenho, “delineado por burocratas e tecnocratas distantes das dificuldades locais e regionais, tem resultado num fracasso generalizado”, pelo que a reprogramação “pode corrigir erros, impulsionar a economia e criar um desenvolvimento equilibrado da região”, sublinha.
A direção da CCIAH refere, que no caso de Portugal, a estratégia levada pelas autoridades nacionais e regionais de “destinar a maioria das verbas para a administração pública, incluindo na região”, revelou-se “um erro”, enquanto o setor privado, fundamental para alavancar a economia e criar novos postos de trabalho, “foi negligenciado”.
Além da “má conceção” do PRR, a associação empresarial alerta para a “complexidade burocrática” do programa, havendo o risco de ter de “devolver verbas” e “não conseguir” implementar projetos estruturantes, devido à falta de mão de obra e ao “aumento exponencial” dos custos dos materiais.
“É por isso que a CCIAH saúda a recente decisão do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) de redirecionar investimentos, reforçando-os em áreas críticas como o setor da saúde e o programa Solernege, para evitar a perda de fundos”, lê-se no comunicado.
A CCIAH, espera ainda que o reforço de verbas agora anunciado “sirva para afirmar a centralidade da ilha Terceira” e se converta “num forte investimento” no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) para “evitar desigualdades regionais”.
A 16 de janeiro, o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores anunciou, em conferência de imprensa, a reprogramação de 75,6 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores, dedicando 22,7 milhões à saúde e 41 milhões ao programa Solenerge, deixando de financiar os barcos elétricos.
“Nesta reprogramação, há dois projetos que ganham muito ênfase, que têm a ver com a transição energética, com o reforço do Solenerge, e que têm a ver com a saúde”, anunciou Duarte Freitas.
Destacou que o Solenerge, que contempla incentivos para a aquisição de painéis solares, vai ser reforçado com 41 milhões de euros, sendo que parte desse valor (24 milhões) estavam anteriormente destinados à aquisição de navios elétricos por parte da empresa pública Atlânticoline.
A reprogramação do PRR vai incluir um reforço de 22,7 milhões de euros para o Serviço Regional de Saúde, estando 13,1 milhões destinados à requalificação dos centros de saúde de São Roque do Pico e Povoação e à construção de unidades de saúde na Maia e Livramento.
Vão ser ainda alocados 4,8 milhões de euros para o “reforço de equipamentos e da linha de saúde” e quatro milhões para a aquisição de “veículos de apoio domiciliário”.
Com as alterações, o Governo Regional pretende ainda dedicar um milhão de euros para “equipamentos de emergência” de proteção civil, 2,9 milhões de euros para reforçar projetos do setor agrícola e 4,4 milhões para “respostas sociais” (ao nível do aumento de vagas em unidades de cuidados continuados e em estruturas residenciais e da compra de viaturas elétricas para as instituições).
A reprogramação de 75,6 milhões contempla, também, 3,6 milhões de euros para a construção do novo navio de investigação da região.

Edit Template
Notícias Recentes
Novo livro de Leonor Sampaio da Silva apresentado no Teatro Micaelense
Parque Atlântico recebe primeira edição do programa de moda a 2 de Maio
Dez anos do projecto “Sorrisos de Pedra” com visita a Amesterdão
SEGMA confirma que HDES estava preparado para reabrir no final de Agosto, diz PS-Açores
Tarifas EUA: Paulo Moniz defende inclusão dos exportadores açorianos no “Programa Reforçar”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores