Edit Template

Ideias Há Muitas –

Sempre que, por obra e graça de alguma divindade, surge um inusitado e insólito episódio na nossa plácida vida pública coletiva, os portugueses atiram-se ao adjetivo rocambolesco para caracterizar o sucedido. É frequente ouvir-se: é uma história rocambolesca, um episódio rocambolesco, e daí até Caminha.
Ora, acontece que rocambolesco tem origem numa personagem do escritor Ponson du Terrail, novelista francês do século XIX. A personagem, de nome Rocambole, acabou por tornar-se mais famosa do que o seu criador e passou a ser referência para o público da época.
Mas, afinal, o que visava Terrail com a sua criação?
Ponson du Terrail definiu um currículo de bandido para a sua personagem. Tendo sido educado por Sir Williams, outro patife, que burlava, roubava identidades e cometia assassínio, e daí, mais tarde, transforma-se num manso benfeitor ao mesmo tempo que vai traindo o seu mentor, o distinto representante do crime, Sir Williams. Entretanto, esses filhos da bandidagem enredam-se numa teia de peripécias e de influências, atribuindo até títulos nobiliárquicos a si próprios, com supostos distintos nomes de diversas índoles nacionais, e vão desembocar na teia mais frágil da mentira e do crime: as desconfianças que os elementos do grupelho fora da lei começam a nutrir uns pelos outros e que os levará à separação. E é então que qualquer crime começa a não compensar.
Entretanto, Rocambole, mais tarde Marquês Albert de Chamery, viaja entre Londres e Paris e continua com as suas patifarias ignominiosas, num ritmo de episódios sempre embrulhados em malandrices extraordinárias. Enfim, uma personagem pífia, mas que nos incita à gargalhada mais desbragada.
Tudo isto para vos falar da única verdade universal que definitivamente conhecemos: a realidade ultrapassa sempre a melhor ficção. Alguns cidadãos-políticos estão pela hora da morte: pela impreparação, pela irresponsabilidade, pela ética que nunca conheceram.

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores