Edit Template

Montanha Pico Festival encerra com realizadora Ana Vilela da Costa

A décima primeira edição do Montanha Pico Festival termina na última semana do mês de Janeiro. Mais de 80 filmes foram apresentados nos ecrãs da ilha do Pico, nos Açores, desde as sessões com produção “Made in Azores” a obras na temática da cultura montanhosa ou com cenário de montanhas.
Terça-feira, 28 de Janeiro, a sessão no Auditório do Museu dos Baleeiros é uma volta ao mundo, em curtas, oriundas da Índia aos EUA, Itália ao Irão, Bélgica à Irlanda. Histórias e imagens do mundo montanhoso são apresentadas no icónico auditório do museu mais visitado das ilhas.
A noite de encerramento é dedicada a histórias produzidas por portugueses. Na Quinta-feira, 30 de Janeiro, às 21h, no Auditório Municipal das Lajes do Pico, obras de Jorge Fajardo, João Gomes, Nuno Escudeiro, e Ana Vilela da Costa chegam ao grande ecrã da vila baleeira.
Ana Vilela da Costa, a realizadora de “Gardunha” apresenta o seu filme em pessoa. A actriz, criadora e realizadora já foi Bolseira Gulbenkian, Bolseira GDA, e recipiente do Prémio Sophia para melhor actriz secundária, em 2020, e do Prémio GDA Novos Talentos Cinema. “Enquanto criadora, exploro fronteiras entre realidade e ficção numa prática interdisciplinar que junta performance e vídeo/som para abordar temas como questões ambientais, pós-humanismo, ficção científica feminista e ficção especulativa,” explica Ana Vilela da Costa.
O filme “Gardunha” foi produzido no âmbito do Curso de Formação Avançada em Realização em Cinema e Televisão, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes, e estreou no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde. Numa área rural distante, uma mulher em fuga tem um encontro sobrenatural envolto em sons enigmáticos. À medida que se vai embrenhando naquela realidade, vê-se confrontada com fenómenos inesperados que a sua mente racional não consegue compreender. “Gardunha” faz parte da sessão que encerra o Montanha Pico Festival 2025 e sessões de inverno do Cineclube Montanha, um projecto MiratecArts com o Município das Lajes do Pico. A sessão tem entrada livre.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores